Economia

Bolsonaro promete projeto que altera cobrança de ICMS sobre combustíveis para 6ª e fala em reduzir PIS/Cofins

O presidente Jair Bolsonaro disse que o governo deve apresentar na sexta-feira o projeto que altera a forma de cobrança do ICMS sobre combustíveis e disse também que deseja reduzir o PIS/Cofins sobre o diesel, num primeiro momento.

Anunciado na semana passada, a proposta pretende mudar a forma de cobrança do ICMS dos combustíveis, tirando a cobrança da ponta para cobrar na saída das refinarias, e que os Estados estabeleçam valores ou percentuais fixos para essa cobrança.

“Queremos que o Confaz decida qual o percentual vai incidir em cima do litro dos combustíveis ou um valor fixo real que vai constar para cada litro de combustível a título de ICMS”, disse o presidente em sua live semanal, ao destacar que não há “nenhuma interferência” dele nem que os governadores vão perder receita.

Essa é a segunda vez que Bolsonaro tenta mudar a cobrança do ICMS dos combustíveis, uma atribuição dos Estados. Em 2019, em outra ameaça de crise com o setor de transportes, o presidente chegou a dizer que estava disposto a zerar o PIS/Cofins do Diesel se os governadores também zerassem o ICMS.

O tema voltou à tona com a ameaça de greve de caminhoneiros na semana passada em protesto aos reajustes dos preços dos combustíveis.

(Reportagem de Ricardo Brito)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1B00D-BASEIMAGE

To Top