Brasil

Ministério da Saúde implementa rede de sequenciamento genético para novas cepas do coronavírus

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira que está em implementação uma Rede Nacional de Sequenciamento Genético para investigar mutações e diferentes linhagens do Covid-19 em circulação no Brasil.

Segundo a pasta, a rede está sendo implementada nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública dos Estados (LACEN),e tem o objetivo, em uma fase piloto, de sequenciar 1.200 amostras do vírus nos Estados e Distrito Federal.

O secretário de Vigilância em Saúde (SVS), Arnaldo Medeiros, disse que a rede tem a intenção de acelerar a investigação das mutações do vírus da Covid-19.

“A vigilância e o acompanhamento dessas mutações nos ajudará na resposta do SUS para o controle da pandemia no país e para entender cada vez mais o comportamento do vírus”, disse, em evento virtual sobre vigilância genômica que contou com representantes dos institutos Fiocruz, Evandro Chagas e Adolf Lutz.

A rede de sequenciamento, que envolve quatro laboratórios de referência (Instituto Adolfo Lutz/SP, Instituto Evandro Chagas/PA, LACEN Bahia e LACEN Minas Gerais), pode também ajudar o país a combater novas ameaças, segundo comunicado da pasta.

“As informações coletadas através desta técnica servem como subsídio para a construção de orientações técnicas e políticas públicas eficientes de combate a propagação do vírus”, disse o comunicado.

O ministério acrescentou que outros laboratórios públicos e privados também realizam sequenciamentos, mas dentro de suas linhas de pesquisa.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1B1MN-BASEIMAGE

To Top