Bancos

Entenda 5 formas para usar o cartão sem se complicar

Trabalhador com contrato Verde e Amarelo poderá ter multa do FGTS em demissão por justa causa

Entenda 5 formas para usar o cartão sem se complicar. Uma pesquisa desenvolvida pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revelou que 25,3% dos brasileiros estão endividados no país; sendo que o cartão de crédito é a principal causa de endividamento, assolando 77,6% da população. Se você deseja ter uma vida financeira mais equilibrada com o uso do cartão em 2021, confira as dicas a seguir:

1. Regularize sua situação

Quando o assunto é cartão, não tem jeito: dívidas em atraso devem ser pagas. Portanto, se você faz parte da estatística da CNC, entre em contato com seu banco ou operadora de cartão e solicite a renegociação da fatura, que pode ser paga à vista ou parcelada. Com a intenção de pagar a vista, vale verificar as condições de desconto e optar por soluções de crédito com menores taxas de juros para quitar a pendência.

2. Estabeleça seu próprio limite de gastos no cartão

Todo cartão de crédito tem um limite de gastos estabelecido. Mas, antes de sair usando, avalie sua vida financeira e estabeleça um limite seguro de compras que caiba no seu orçamento e que seja possível pagar quando a fatura chegar. Outro ponto importante é considerar também o limite dos cartões dos dependentes, afinal, todos os gastos são cobrados em uma única fatura.

2. Opte por usar cartões sem taxas e com benefício

Há diferentes tipos de cartões de crédito no mercado financeiro. Mas para ter compras mais vantajosas, considere usar um cartão sem anuidade e que ofereça bons benefícios, como cashback no crédito ou no débito. Dessa forma, mesmo usando o cartão com frequência, é possível garantir o retorno de parte do dinheiro gasto em compras e pagamentos.

3. Bloqueie seus cartões provisoriamente

Notou que as contas saíram do controle e a fatura do cartão de crédito está ficando alta? Faça o bloqueio temporário dos seus cartões ativos. Essa é uma ação simples realizada e revertida pelo app do seu banco, sendo uma forma sutil de controlar as finanças, inibindo compras por impulso e gastos desnecessários.

4. Pague sempre a fatura em dia

Por último, para ter uma vida financeira verdadeiramente organizada e evitar dívidas e juros é essencial pagar o valor integral da fatura até a data do vencimento. Embora o pagamento do valor mínimo e o parcelamento da fatura sejam recursos que ajudem na hora do aperto, essas opções geram altas taxas de juros que podem ser evitadas com planejamento.

To Top