Últimas Notícias

MIS anuncia extinção do cargo de diretor cultural após saída de Cleber Papa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O diretor cênico e produtor Cleber Papa anunciou que deixará o cargo de diretor cultural do Museu da Imagem e do Som a partir de fevereiro.

Segundo ele, a decisão da saída se deu por “razões de foro íntimo”.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa afirma que não haverá substituição no MIS.

Com isso, o MIS não terá mais o cargo de diretor cultural. As atribuições da função passam ao diretor-geral Marcos Mendonça.

“Em breve, espero apontar os próximos rumos que, acredito, estarão mais adequados às minhas expectativas pessoais”, disse em nota à reportagem.

Antes de ser diretor, Papa ocupou o cargo de curador do programa Notas Contemporâneas no MIS, dedicado a preservar depoimentos de compositores e intérpretes da música popular e erudita.

Mais conhecido no universo da ópera, ele criou e dirigiu dois festivais do gênero no país: o Amazonas de Ópera e o Festival de Ópera do Theatro da Paz.

Foi também diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo, nomeado em 2017 por André Sturm, ex-secretário municipal de Cultura, de quem é amigo.

Quando estava no cargo de diretor artístico do Municipal, Papa foi questionado por ter sido ligado à OS (Organização Social) Casa da Ópera que, naquele mesmo ano, venceu a concorrência para assumir o comando administrativo da sala.

A Secretaria Municipal de Cultura, à qual o teatro é vinculado, acabou tirando a Casa da Ópera do páreo. Atribuiu a decisão à falta de documentação da OS, porém, e não à ligação entre Papa e o instituto.

Quem assumiu então foi o Instituto Odeon. Este acabou tendo seu contrato com a prefeitura rompido em outubro passado, porém, após um grupo de trabalho apontar problemas em suas prestações de contas.

O edital que escolheria a sucessora do Odeon foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Município. O Santa Marcelina Cultura, escolhido pela prefeitura, assumiu o equipamento em caráter emergencial.

Sobre Cleber Papa, o secretário Sérgio Sá Leitão afirma que “é um excelente profissional e seguirá colaborando com a Secretaria em outros projetos, que serão anunciados em breve”.

To Top