Benefícios

Aposentado do INSS já pode consultar extrato do IR 2021

Aposentado do INSS já pode consultar extrato do IR 2021. Os aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem consultar o extrato de rendimentos para fazer a declaração do Imposto de Renda de 2021. O documento está disponível no Meu INSS, que pode ser acessado pela internet, no site meu.inss.gov.br, ou pelo aplicativo.

O comprovante de rendimentos do ano de 2020 é um dos principais documentos de quem precisa entregar a declaração do IR neste ano à Receita Federal. No caso dos aposentados e pensionistas do INSS, dependendo do valor recebido em 2020, será obrigado a declarar o imposto.

E, mesmo se a renda recebida for menor do que a exigida pela Receita para a entrega da declaração, se o segurado se enquadrar em alguma outra regra, ao declarar, será obrigado a informar o valor recebido do INSS no ano passado.

Como consultar no INSS
Para conferir o comprovante de rendimentos, o segurado precisa acessar o Meu INSS. Quem não tem senha precisará gerar uma. Para isso, é preciso informar o CPF e responder a algumas perguntas que o sistema faz. Depois, a senha é gerada. Quem já tem senha precisa informar o CPF, a senha e, na tela seguinte, identificar as imagens que são solicitadas pelo sistema.

O acesso ao comprovante é feito na página inicial, no quadro “Serviços em Destaque”. Clique em “Extrato de Imposto de Renda”. Na página seguinte, aparecerá o “Ano calendário”, que deve ser o de 2020. Abaixo, estará o número de benefício do segurado e o tipo de aposentadoria. Clique sobre ele.

No extrato de rendimentos estarão nome e CNPJ da fonte pagadora que, neste caso, é o Fundo do Regime Geral de Previdência Social. O CNPJ que deve ser informado no IR 2021 é 16.727.230/0001-97. No item 2 é possível ter acesso os dados do segurado e, no item 3, aparecem os rendimentos tributáveis recebidos.

Quem tem direito à parcela isenta, como é o caso do aposentado do INSS a partir do mês em que faz 65 anos ou de quem recebe benefício por incapacidade, deve consultar o item 4

To Top