Agro

Colheita de soja avança para 34,51% da área em MT, diz Imea; segue atraso e baixa oferta

A colheita de soja 2020/21 alcançou 34,51% da área em Mato Grosso, ante 22,26% vistos na semana passada, mas ainda mantém atraso em relação a anos anteriores em função do plantio tardio e chuvas que dificultaram o acesso às lavouras, mostraram dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta sexta-feira.

Os trabalhos no maior produtor de soja do país estão 38,66 pontos percentuais abaixo do patamar observado no mesmo período de 2019/20.

Considerando a média histórica para esta época do ano, a colheita deveria estar em 57,96%, de acordo com o instituto.

Em um cenário de menor oferta da oleaginosa, a indústria anunciou nesta sexta-feira que está operando com um novo sistema para monitorar o cumprimento de contratos por produtores que venderam antecipadamente a sua safra, a níveis nunca antes vistos, e que agora, com preços maiores no mercado, estão buscando renegociar os termos.

Apesar das intempéries climáticas ocorridas desde o início da temporada, marcado pela seca, as chuvas que chegaram entre janeiro e fevereiro contribuíram para melhorar a produtividade das lavouras que estão em desenvolvimento.

Com isso, o banco holandês Rabobank elevou sua previsão para a colheita nacional da soja a 132,5 milhões de toneladas na safra 2020/21, ante 131 milhões de toneladas estimadas no mês passado.

MILHO E ALGODÃO

Com o avanço nos trabalhos da oleaginosa, o plantio do milho segunda safra chegou a 35,96% da área estimada em Mato Grosso, versus 20,9% na semana anterior.

Ainda assim, o atraso na soja faz com que o plantio de milho esteja 43,65 pontos percentuais abaixo do mesmo período de 2019/20, conforme dados do Imea.

A média histórica também aponta para uma semeadura mais avançada do cereal nesta época do ano, em 62,54%.

Já o plantio de algodão avança de maneira acelerada e chega perto da conclusão, na tentativa de limitar o volume semeado fora da janela ideal.

Até esta sexta-feira, 95,45% das áreas de algodão haviam sigo plantadas em Mato Grosso, segundo o Imea, somente 4,55 pontos percentuais abaixo do mesmo período de 2019/20, quando os trabalhos já tinham sido encerrados. Na média histórica, a semeadura estaria em 99,13%.

(Por Nayara Figueiredo)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1I1F6-BASEIMAGE

To Top