Environment

Moscou planeja toda frota de ônibus urbanos movida por eletricidade até 2030

Moscou planeja quase quadruplicar o número de ônibus elétricos que opera nos próximos anos e trocar seus veículos de transporte público movidos a gasolina ou diesel por opções mais verdes até 2030, disse um alto funcionário do transporte municipal.

A Mosgortrans, que administra a vasta rede de ônibus e bondes de Moscou, disse que sua frota de cerca de 600 ônibus elétricos será ampliada em 400 veículos até o fim do ano, em mais 420 no ano seguinte e depois em 855, elevando a frota de elétricos para mais de 2.000.

“Todos os anos, o plano será substituir todos os veículos de transporte público rodoviários por ônibus elétricos”, disse Artyom Burlakov, vice-chefe do departamento de projetos inovadores em Mosgortrans.

Ativistas ambientais saudaram a iniciativa. “Eles também estão comprando bondes novos e mais eficientes em termos de energia, o que é uma coisa boa”, disse Mikhail Babenko, chefe do programa de economia verde do World Wildlife Fund (WWF) Rússia.

Babenko disse que ainda há um longo caminho a percorrer, no entanto, quando se trata de os moscovitas mudarem seu próprio comportamento em favor de alternativas menos poluentes.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447753)) REUTERS AAJ AAP

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1I18Q-BASEIMAGE

To Top