Benefícios

Para este ano quando será pago o 13º salário pelo INSS?

Para este ano quando será pago o 13º salário pelo INSS? Os aposentados e pensionistas do INSS esperam receber o adiantamento da primeira parcela do 13º no final do mês de março, segundo informações de representantes dos segurados. O pagamento seria feito com a folha mensal, a partir do dia 25 de março no INSS.

João Inocentini, presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados), afirma que o sindicato fez, em janeiro, o pedido de antecipação dos valores da primeira parcela do 13º no INSS. Segundo ele, extraoficialmente o pagamento teria sido confirmado pelo ministro Paulo Guedes (Economia), mas não houve resposta oficial. “A esperança é sair em março; no final de março, começo de abril.”

Os representantes dos aposentados dizem acreditar que, no mês de fevereiro, não haverá o adiantamento, como sugerido inicialmente. O motivo é que a folha de pagamentos de aposentadorias e pensões deste mês já teria começado a ser processada, sem o 13º no INSS.

“Neste mês não vai ser mais”, afirma Warley Martins Gonçalles, presidente da Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos). Ele diz que a entidade tenta um encontro com representantes do governo para debater o adiantamento dos valores ainda neste primeiro semestre sem que os aposentados sejam prejudicados.

O prejuízo ao qual se refere está ligado à portaria que cobra dos herdeiros do segurado que morre a devolução de parcelas adiantadas.

A antecipação do 13º em 2020 ocorreu para minimizar os impactos da pandemia. Foram injetados R$ 23,7 bilhões na economia.

Procurado, o Ministério da Economia informou que não comentaria o assunto. Já o INSS afirmou que não fala sobre estudos do governo em andamento.

To Top