Brasil

CVM deve abrir investigação sobre anúncio de troca no comando da Petrobras, diz fonte

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deve abrir na segunda-feira uma investigação sobre o anúncio na troca do comando da Petrobras feita na quinta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro, disse à Reuters uma fonte a par do assunto.

“A área técnica deve abrir um processo administrativo”, disse a fonte sob condição de anonimato, porque o assunto é sigiloso.

A autarquia informou que “não comenta casos específicos”. “A CVM acompanha e analisa informações e movimentações envolvendo companhias abertas, tomando as medidas cabíveis, sempre que necessário”, afirmou.

Num post nas redes sociais na sexta-feira à noite, Bolsonaro anunciou que o governo decidiu indicar o general Joaquim Silva e Luna para assumir os cargos de conselheiro e presidente da Petrobras após o encerramento do ciclo do atual presidente da companhia, Roberto Castello Branco.

Um dia antes, durante sua transmissão semanal ao vivo pelo Facebook, após a companhia ter anunciado um reajuste da companhia nos valores dos combustíveis, Bolsonaro reclamou.

Além disso, prometeu mudanças na estatal, reagindo a comentários feitos em janeiro por Castello Branco sobre a questão dos caminhoneiros, que têm ameaçado com greves devido aos valores do diesel, alegando que não era um problema da companhia.

Como desdobramento, as ações da petroleira de controle estatal tiveram forte volatilidade na sexta-feira.

A Petrobras informou em nota que recebeu ofício do Ministério de Minas e Energia pedindo convocação de assembleia-geral extraordinária para votar a proposta de substituir Castello Branco por Silva e Luna como conselheiro e presidente-executivo.

(Por Aluísio Alves)

To Top