CVM investiga Petrobras após notícias envolvendo troca na presidência da empresa
Business

CVM investiga Petrobras após notícias envolvendo troca na presidência da empresa

CVM investiga Petrobras após notícias envolvendo troca na presidência da empresa

A gerência de acompanhamento de empresas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu investigação envolvendo a Petrobras após notícias envolvendo a troca na presidência da companhia que faziam as ações da estatal caírem cerca de 20% na Bovespa nesta segunda-feira.

Embora esteja datada de sábado (20), o processo aberto foi publicado no website da autarquia apenas nesta segunda-feira e não dá detalhes sobre a investigação.

Na véspera, a Reuters publicou, citando uma fonte a par do assunto, que a CVM anunciaria abertura de investigação nesta segunda sobre o anúncio na troca do comando da Petrobras feita pelo presidente Jair Bolsonaro.

Num post nas redes sociais na sexta-feira à noite, Bolsonaro anunciou que o governo decidiu indicar o general Joaquim Silva e Luna para assumir como conselheiro e presidente da Petrobras após o encerramento do ciclo do atual presidente da companhia, Roberto Castello Branco.

Pela legislação societária, empresas listadas em bolsa como a Petrobras devem comunicar informações importantes como essa por meio de um fato relevante, o que não aconteceu. Além disso, mudanças dos principais executivos das empresas devem ser aprovadas pelo conselho de administração, o que também ainda não houve.

Às 14:38, a ação preferencial da Petrobras desabava 20,23%, enquanto o papel ordinário perdia 20,55%. O Ibovespa recuava 4,29%.

(Por Aluísio Alves)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1L173-BASEIMAGE

To Top