Economia

CVM investiga Petrobras após notícias envolvendo troca na presidência da empresa

A gerência de acompanhamento de empresas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu investigação envolvendo a Petrobras após notícias envolvendo a troca na presidência da companhia que faziam as ações da estatal caírem cerca de 20% na Bovespa nesta segunda-feira.

Embora esteja datada de sábado (20), o processo aberto foi publicado no website da autarquia apenas nesta segunda-feira e não dá detalhes sobre a investigação.

Na véspera, a Reuters publicou, citando uma fonte a par do assunto, que a CVM anunciaria abertura de investigação nesta segunda sobre o anúncio na troca do comando da Petrobras feita pelo presidente Jair Bolsonaro.

Num post nas redes sociais na sexta-feira à noite, Bolsonaro anunciou que o governo decidiu indicar o general Joaquim Silva e Luna para assumir como conselheiro e presidente da Petrobras após o encerramento do ciclo do atual presidente da companhia, Roberto Castello Branco.

Pela legislação societária, empresas listadas em bolsa como a Petrobras devem comunicar informações importantes como essa por meio de um fato relevante, o que não aconteceu. Além disso, mudanças dos principais executivos das empresas devem ser aprovadas pelo conselho de administração, o que também ainda não houve.

Às 14:38, a ação preferencial da Petrobras desabava 20,23%, enquanto o papel ordinário perdia 20,55%. O Ibovespa recuava 4,29%.

(Por Aluísio Alves)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1L173-BASEIMAGE

To Top