Benefícios

Dicas importantes para agilizar pedidos demorados no INSS

Dicas importantes para agilizar pedidos demorados no INSS. Quem vai se aposentar já sabe que é demorada a análise dos processos no INSS. Organizamos quatro dicas para conquistar o benefício com mais rapidez.

A fila da Previdência conta com cerca de um milhão e duzentos mil brasileiros esperando uma resposta que não vem.

O que está acontecendo é que as pessoas não estão conseguindo fazer perícia, dar entrada no pedido de aposentadoria ou receber qualquer tipo de benefício. O prazo de espera previsto em lei não está sendo cumprido. O INSS tem que analisar o benefício em 45 dias, mas tem gente que está há meses esperando a conclusão do processo e, um dia a mais pra quem está doente e precisa comprar remédios, ou mesmo se alimentar é muito tempo.

O tempo médio de análise do processo, segundo a Previdência, é de 66 dias: quase metade do tempo a mais do que deveria ser utilizado para conclusão dos processos. E este prazo não é para pagar ou conceder o benefício, é só para dizer se o segurado ou o dependente tem direito.

Se a resposta for negativa, o processo continua. Aí pode durar anos. O INSS informa que a fila está diminuindo porque chegou a ter mais de DOIS MILHÕES de trabalhadores.

Para reduzir ainda mais esta fila, e agilizar os atendimentos e a conclusão dos pedidos de benefícios, o Governo Federal contratou servidores inativos e militares da reserva. O INSS disse que vai aumentar o número de servidores que analisa os pedidos de benefícios de 30% para 40% do total dos servidores fazem esse trabalho.

Agora, vamos às dicas para o processo ser analisado com mais rapidez.

1 – Se for um benefício por incapacidade, o mesmo deve anexar os documentos que demonstram a evolução da doença; os relatórios e atestados médicos devem ter data; a Classificação Internacional de Doenças (CID), a identificação do médico e, principalmente, o tempo que o segurado precisa ficar afastado das atividades.

2 – No caso de benefícios programáveis, aposentadoria especial, por idade e tempo de contribuição, o segurado deve anexar ao protocolo todos os documentos em ORDEM CRONOLÓGICA, da data mais antiga para a data mais recente, verificar se os documentos estão legíveis e na hora de fazer o requerimento, fazer o pedido CERTO, DA APOSENTADORIA DEFINIDA e com bastante clareza especificando todas as particularidades do caso.

3 – Não esqueça de nenhum documento, caso falte algum ou esclarecimentos para solução do processo, o INSS pode pedir explicações ao trabalhador e, neste caso, o prazo para análise do processo vai ser suspenso. Então não pode faltar nada e tem que estar tudo muito bem claro.

4 – O prazo para analisar é de 45 dias e o prazo médio é de dois meses, então, não fique esperando muito. O trabalhador pode pedir para o Juiz a avaliação do processo com mais rapidez, principalmente se estiver passando por dificuldade.

BOCCHI ADVOGADOS ASSOCIADOS
Rua Amador Bueno, 800 | 14010-070 | Centro | Ribeirão Preto/SP

To Top