São Paulo

Estado atualiza ranking de cidades que mais vacinam contra o coronavírus



O Governador João Doria apresentou nesta segunda-feira (22) a atualização do ranking que indica as dez cidades do estado mais avançadas na vacinação contra o coronavírus. A lista compara as médias de imunização de acordo com a população de cada município. Os números atualizados mostram que um total de 1,6 milhão de pessoas já foi vacinado no Estado de São Paulo.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

“Na próxima sexta-feira, nós teremos um ano desde o primeiro caso de covid-19 constatado aqui em São Paulo. Isso nos lembra que, um ano depois, ainda estamos em luta contra a pandemia e precisamos de uma mobilização de todos”, destacou o Governador João Doria.

O ranking dos 10 municípios com ritmo mais acelerado de vacinação, proporcionalmente à população, inclui apenas as cidades com mais de 100 mil habitantes. A atualização mais recente aponta o seguinte cenário: São Caetano do Sul (9,6%), Santos (7,4%), Botucatu (7,3%), Catanduva (7,1%), Barretos (7%), Araraquara (6,2%), Presidente Prudente (6,1%), Bauru (6,1%), Marília (6,1%) e São José do Rio Preto (6%).

Os números de todos os 645 municípios estão disponíveis para consulta pública no portal do Governo de São Paulo. O painel é uma ação integrada da Secretaria de Estado da Saúde aos dados fornecidos pelas Prefeituras à plataforma Vacivida, criada pelo Governo de São Paulo para monitorar a imunização em tempo real.

A análise das estatísticas permite tanto a identificação de gargalos locais que atrasam a vacinação quanto os cenários municipais em que a imunização é mais rápida. Com os dados, a Secretaria da Saúde poderá orientar as prefeituras na solução de problemas e apontar medidas bem-sucedidas em outras localidades para dar celeridade à campanha.

“É fundamental que os municípios atualizem os dados de vacinados diariamente no VaciVida, plataforma criada para o monitoramento dos imunizados em todo o Estado. Com isso, podemos acompanhar em tempo real quem já foi vacinado”, destaca Regiane de Paula, coordenadora do Programa Estadual de Imunizacao (PEI).

Segundo dados do Vacinômetro às 9h desta segunda, a campanha iniciada no dia 17 de janeiro alcançou 3,65% dos 44,6 milhões de habitantes do estado.

Transparência

Os dados gerais da vacinação no estado e individualizados para todos os 645 município podem ser consultados no Portal do Governo de São Paulo, no link vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/. O Vacinômetro aponta, em tempo real, quantas pessoas já receberam a primeira e a segunda dose da vacina em cada cidade.

O gráfico com o ranking atualizado das cidades que mais vacinaram pode ser obtido no link issuu.com/governosp/docs/munic_pios_que_mais_vacinaram. O Governo do Estado vai atualizar o ranking semanalmente. Usando dados demográficos da Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), a meta é integrar o novo painel ao Vacinômetro nas próximas semanas e permitir consultas específicas por faixas etárias e média de vacinados a cada 100 mil habitantes.

O post Estado atualiza ranking de cidades que mais vacinam contra o coronavírus apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

To Top