INSS: Filha de Segurada pede volta do pagamento da Pensão
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INSS: Filha de Segurada pede volta do pagamento da Pensão

INSS pode aumentar aposentadoria de trabalhador

INSS: Filha de Segurada pede volta do pagamento da Pensão. Idosa realizou prova de vida em 2020, mas INSS cessou pagamento alegando morte.

A pensionista Maria Deolinda da Silva, 78 anos, está sem receber seu benefício há quase oito meses.

Sua filha, a assessora de comunicação Silvana Deolinda, 42 anos, tenta resolver o problema junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas sem sucesso.

“Em outubro, minha mãe me falou que estava faltando dinheiro na conta”, explica. “Olhei o extrato e percebi que pararam de depositar o benefício em junho, ou seja, ela recebeu até maio.”

Silvana diz que, ao consultar o Meu INSS, verificou que o benefício estava suspenso por morte do segurado. Segundo ela, no entanto, a última prova de vida da mãe havia sido realizada normalmente.

Por determinação do governo, a prova de vida do INSS está suspensa de março de 2020 até o final de fevereiro de 2021, pelo menos. Quem não realizou o procedimento no período não poderá ter o benefício bloqueado por esse motivo.

“Ela foi até uma agência do INSS e, lá, a orientaram a ir ao banco para fazer a prova de vida novamente”, diz a filha. “Mas, chegando lá, o gerente viu que ela já tinha feito o procedimento em fevereiro de 2020.”

O impasse rendeu algumas idas e vindas entre a agência do INSS e a do banco. No final, a idosa conseguiu fazer a prova de vida e, por fim, foi informada pelo INSS de que teria que fazer o requerimento pelo site.

“Uma senhora de 78 anos indo e vindo de ônibus por três dias para resolver essa situação em plena pandemia”, queixa-se a filha. “Ela fica angustiada de ter que ficar pedindo dinheiro para os filhos, porque o dela acabou.”

Benefício é reativado pelo INSS

Em nota, o INSS esclarece que o benefício da segurada Maria Deolinda da Silva foi reativado e que a reemissão dos pagamentos está em processamento.

“Ela pode verificar a data que os valores estarão disponíveis para recebimento no banco pelos canais remotos do INSS (aplicativo ou site meu.inss.gov.br ou telefone 135)”, informa o órgão.

Para acessar os serviços do portal Meu INSS, ela deve informar seus dados pessoais e criar uma senha. Depois, escolher o serviço Extrato de Pagamento de Benefício. (LD) – Fonte: Agora

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