Aposentados esperam receber antecipação do INSS no início do ano
Benefícios

Aposentados esperam receber antecipação do INSS no início do ano

INSS pode aumentar aposentadoria de trabalhador

Aposentados esperam receber antecipação do INSS no início do ano. Os aposentados e pensionistas do INSS esperam receber o adiantamento da primeira parcela do 13º no final do mês de março, segundo informações de representantes dos segurados. O pagamento seria feito com a folha mensal, a partir do dia 25 de março no INSS.

João Inocentini, presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados), afirma que o sindicato fez, em janeiro, o pedido de antecipação dos valores da primeira parcela do 13º no INSS. Segundo ele, extraoficialmente o pagamento teria sido confirmado pelo ministro Paulo Guedes (Economia), mas não houve resposta oficial. “A esperança é sair em março; no final de março, começo de abril.”

Os representantes dos aposentados dizem acreditar que, no mês de fevereiro, não haverá o adiantamento, como sugerido inicialmente. O motivo é que a folha de pagamentos de aposentadorias e pensões deste mês já teria começado a ser processada, sem o 13º no INSS.

“Neste mês não vai ser mais”, afirma Warley Martins Gonçalles, presidente da Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos). Ele diz que a entidade tenta um encontro com representantes do governo para debater o adiantamento dos valores ainda neste primeiro semestre sem que os aposentados sejam prejudicados.

O prejuízo ao qual se refere está ligado à portaria que cobra dos herdeiros do segurado que morre a devolução de parcelas adiantadas.

A antecipação do 13º em 2020 ocorreu para minimizar os impactos da pandemia. Foram injetados R$ 23,7 bilhões na economia.

Procurado, o Ministério da Economia informou que não comentaria o assunto. Já o INSS afirmou que não fala sobre estudos do governo em andamento.

To Top