Como saber se já tenho uma inscrição no Cadastro Único?
Benefícios

Como saber se já tenho uma inscrição no Cadastro Único?

Aplicativo Meu CadÚnico

Como saber se já tenho uma inscrição no Cadastro Único? O Cadastro Único do Ministério da Cidadania, o CadÚnico é um conjunto de informações  sobre as famílias brasileiras que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza. 

Essas informações são utilizadas pelo Governo para a implementação de políticas públicas e programas sociais visando melhorar a condição de vida dessas famílias.  Pr exemplo, você sabia que para solicitar o Benefício Assistencial, conhecido popularmente como LOAS, é fundamental ter esse cadastro? 

Esse cadastro ficou muito em evidência, principalmente quando foi divulgado o Auxílio Emergencial, devido a pandemia do CoronaVírus. 

Mas como saber se você está inscrito no CadÚnico? Pensando nessa dúvida, criamos esse conteúdo completo que te ensina como verificar essa inscrição no site, no aplicativo e também por telefone. Confira! 

Boa leitura! 

CadÚnico: como saber se você já tem uma inscrição

Existem três formas de descobrir se uma pessoa já possui uma inscrição no CadÚnico: pelo site do Ministério da Cidadania, pelo aplicativo Meu CadÚnico e também pelo telefone. 

Vamos explicar cada uma dessas formas.

Site

A primeira forma de conferir a inscrição é pelo site do CadÚnico 

Como descobrir se você está inscrito no CadUnico pelo site - Carbonera e Tomazini

Neste site, será necessário o preenchimento de algumas informações específicas. São elas: nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município.  A pessoa precisa marcar a opção “Não sou um robô”. Após preencher os dados,  clique em “Emitir Certidão”

É importante ressaltar que as informações preenchidas devem ser iguais as informadas no momento do cadastramento. 

Conforme informações so próprio portal, o cadastro de pessoas realizado há menos de 45 dias não estão disponíveis ainda na Consulta Cidadão. 

Aplicativo MEU CadÚnico

Para acessar o aplicativo, é preciso baixá-lo em seu celular. Após esse procedimento, abra o aplicativo.  Siga os passos que aparecem na tela. Após concordar com os termos de uso,  clique em “Entrar”. Será necessário preencher os mesmos dados do site:  nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município. Após preencher os dados, clique em “Entrar”.

Aplicativo Cadunico - carbonera e tomazini

Por telefone

Outra forma de conferir o seu cadastro é por telefone.  O número é 0800 707 2003.  A opção que deverá ser escolhida no menu é a 5.

O Ministério da Cidadania disponibiliza essa canal para dúvidas tanto do CadÚnico para outros programas sociais. 

A ligação é gratuita e pode ser feita tanto de telefone fixo como móvel. O horário de atendimento é das 07 às 9h de segunda à sexta e das 10h às 16h nos finais de semana. 

Cadastro Cadastro Único

Como foi possível perceber, existem diversas formas de conferir o seu Cadastro no CadÚnico. 

Para se inscrever no CadÚnico é necessário buscar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou a Secretaria de Assistência Social do município para realizar o cadastramento. Caso o beneficiário tenha dificuldade de deslocamento, é possível que a inscrição seja realizada pelo responsável familiar que deve levar a documentação de todos os membros da família.⁣

Em caso de dúvidas sobre o Loas, CadÚnico ou Auxílio Emergencial, fale com um de nossos especialistas. 

Fonte: Carbonera & Tomazini Advogados | Aposentadoria Especial

To Top