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Governo Federal amplia e simplifica Prova de Vida para mais de cinco milhões de beneficiários

Dataprev atuou como parceira na solução tecnológica. Segurados poderão fazer o procedimento em apenas um aplicativo

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão mais comodidade para realizar anualmente o procedimento de Prova de Vida. Uma nova etapa do serviço e a expansão por biometria facial, anunciadas nesta terça-feira (23), são ações desenvolvidas em parceria entre o INSS, a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital – do Ministério da Economia -, a Dataprev e o Serpro. A iniciativa permite que 5,3 milhões de beneficiários em todo o País realizem o procedimento sem sair de casa.

“Estamos comemorando um trabalho de meses e de acompanhamento semanal por parte de todos os envolvidos – essa junção de políticas permite que as Pastas atuem de maneira muito mais integrada. É o governo unido e defendendo medidas que trazem comodidade ao cidadão. E as duas empresas de tecnologia, Dataprev e Serpro, nunca estiveram tão juntas no propósito de implementar essa transformação digital e garantir mais facilidades aos beneficiários”, afirmou o presidente da Dataprev, Gustavo Canuto.

A grande novidade é a possibilidade de realizar a Prova de Vida usando apenas um aplicativo, o meu gov.br, e não mais dois aplicativos, incluindo o Meu INSS, como era antes. Desta forma, há simplificação dos processos para que os beneficiários tenham maior facilidade para realizar a Fé de Vida por biometria facial. Desenvolvido pela Dataprev, o Meu INSS deve ser usado pelo segurado para acompanhar o resultado da Prova de Vida após realizar o procedimento.

Durante a Live transmitida pelo YouTube para anúncio das mudanças, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, destacou que a Prova de Vida digital traz dinâmica, segurança e praticidade ao serviço. “Não só aos cidadãos, destinatários da política, mas também ao Governo. Faz com que sejamos mais objetivos e simples na prestação de serviço e que consigamos melhorar o atendimento do INSS”. Na oportunidade, Bianco anunciou a prorrogação da não obrigatoriedade da Prova de Vida por mais 60 dias, abrangendo os meses de competência de março e abril.

“A Prova de Vida do INSS é uma vitória da transformação digital em curso no Governo Federal e, também, nos governos estaduais e municipais que estão abraçando a tecnologia como a grande saída para a melhoria da administração pública do nosso Brasil. É mais eficiência e transparência, diminuindo fraudes e criando políticas públicas que perduram. É um legado de governo”, observou o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Andrade, também presente ao encontro.

Já o presidente do INSS, Leonardo Rolim, destacou que essa nova fase marca um momento importante. “Agora, as pessoas podem fazer a Prova de Vida sem sair de casa, de forma simplificada e por um único aplicativo. Aconselhamos que quem tiver qualquer dificuldade peça ajuda de um parente, mas estamos confiantes de que a maior parte da população vai conseguir fazer o procedimento de forma clara e acessível”, explicou, completando que foram disponibilizados vídeos com orientações. “Quem tiver dúvidas pode procurar, no Youtube, o passo a passo com todos os tutoriais”.

Confira aqui o tutorial.

Experiência do usuário e outras facilidades

Gustavo Canuto afirmou ainda que a experiência do usuário foi determinante no processo de desenvolvimento do novo serviço. “Cada vez mais as tecnologias estão se voltando para entender como os usuários interagem com essas soluções, pois o objetivo é justamente oferecer um serviço sem complexidade, seguro e que possa atender qualquer beneficiário. Por isso, iniciamos o projeto-piloto com 500 mil cidadãos e estamos ampliando para 5,3 milhões”, frisou.

O presidente da Dataprev também ressaltou que o Meu INSS já oferece 91 dos 96 serviços do Instituto, com toda segurança e sem que os segurados e beneficiados precisem sair de casa. O aplicativo é uma parceria tecnológica entre a Dataprev e o INSS. Lançada em 2019, a ferramenta está em constante aprimoramento para garantir mais eficiência e agilidade ao público.

Além disso, com a Inteligência Artificial, a Dataprev desenvolveu a atendente virtual Helô na plataforma do Meu INSS. O objetivo é tirar dúvidas de serviços e benefícios e encontrar os principais assuntos de interesse com mais agilidade.

Notificação para a Prova de Vida

Os beneficiário que estiverem com a Prova de Vida pendente serão notificados pelo Meu INSS quando acessarem o aplicativo. Desta forma, serão direcionados para a realização da Prova de Vida por meio da biometria facial no aplicativo meu gov.br. Basta baixar o aplicativo nas lojas virtuais: Meu Gov.br na Play StoreMeu Gov.br na App Store.

Nesta nova etapa, os contatos com os segurados elegíveis já começaram a ser realizados pelo INSS por meio de mensagens enviadas via SMS e e-mail. Estes segurados, em sua maioria, já deveriam ter realizado o procedimento da Prova de Vida, ou tiveram o benefício suspenso antes mesmo da pandemia por falta da fé de vida. Portanto, é importante que realizem o procedimento se forem contatados pelo INSS.

Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim, foram selecionados segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor.

Procedimento anual

É importante destacar que o beneficiário que participar do piloto e realizar a Prova de Vida por biometria terá o procedimento efetivado, ou seja, não é um teste. A Fé de Vida valerá e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária para o processo.

A Prova de Vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. A cada ano, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e ao Estado brasileiro, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Piloto

Após esta nova etapa e as melhorias necessárias em outras futuras fases, o INSS pretende implantar a Prova de Vida digital para a maioria dos beneficiários. A ideia é dar opções ao segurado, com mais agilidade e segurança no processo. De acordo com os resultados obtidos, o INSS, em parceria com a Secretaria de Governo Digital, Serpro e Dataprev pretendem disponibilizar a Prova de Vida em ambos os aplicativos, Meu INSS e meu gov.br, para que o segurado escolha em qual deseja realizar o procedimento.

* Com informações do INSS.

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