Benefícios

INSS chama aposentados para realizar a prova de vida digital em 2021

INSS chama aposentados para realizar a prova de vida digital em 2021. O INSS está enviando mensagens a 5,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios para fazer a prova de vida digital.

O procedimento, lançado no ano passado, foi ampliado e, a partir desta terça-feira (23), passou a ser feito pelo aplicativo meu gov.br. No entanto, ainda se trata de um projeto-piloto. O instituto tem hoje 36 milhões de beneficiários em todo o país.

A convocação dos segurados elegíveis para participar da fé de vida digital está sendo feita por meio de mensagens enviadas por SMS ou email. Também há, ao acessar o aplicativo ou o site Meu INSS, uma mensagem para que o segurado faça o procedimento, caso ele esteja com o recadastramento anual pendente.

O INSS afirmou que o segurado que não fizer a prova de vida digital não terá o benefício cortado. Isso porque em março e abril não haverá bloqueios por falta da comprovação, seja ela digital ou não (leia mais abaixo).

Segundo o secretário especial de Trabalho e Previdência Social, Bruno Bianco, o recadastramento anual dos segurados do INSS para provar que estão vivos segue sendo feito na rede bancária, como sempre ocorreu, mas ideia é evitar que o segurado vá até a agência e se exponha ao risco de contágio de Covid.

A necessidade de fazer o recadastramento anual, provando que o segurado está vivo, foi suspensa em março do ano passado, devido ao isolamento social provocado pela pandemia de coronavírus. Apenas quem estava com o benefício bloqueado é obrigado a fazer a prova de vida.

Como funciona no INSS
O procedimento ocorre por meio de uma biometria, em que há reconhecimento do rosto do segurado. Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Para essa fase do projeto-pilto, foram selecionados segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor com registro da biometria no TSE. Veja ao lado o passo a passo para fazer a prova de vida.

To Top