Economia

EDP Brasil avança em solar com compra de ativos de geração distribuída da AES

A EDP Brasil informou que sua divisão EDP Smart fechou contrato para a aquisição de ativos de energia solar da unidade local da norte-americana AES, em negócio que representará um investimento total de 177 milhões de reais.

A transação envolve a AES Inova, plataforma de investimentos em geração distribuída– tecnologia que consiste em sistemas menores, como placas solares em terrenos ou telhados, cuja produção atende diretamente à demanda de clientes.

A EDP Brasil disse em comunicado que o valor total do negócio inclui 101,7 milhões pela compra do ativo e mais os aportes previstos para desenvolvimento de projetos já previstos na carteira da AES Inova.

A companhia ainda destacou que, com a operação, ampliará em 50% o tamanho de sua carteira de projetos em energia solar, colocada como uma das prioridades para investimentos.

O novo presidente da EDP Brasil, João Marques da Cruz, que assumiu o cargo neste mês, disse em teleconferência de resultados nesta semana que a empresa perseguiria aquisições em geração solar e transmissão.

A compra da AES Inova adiciona quase 34 megawatts-pico (MWp) em capacidade ao portfólio da EDP Smart, com ativos no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Desse total, 18MWp são projetos prontos para construção em Minas Gerais.

A EDP fechou 2020 com 65,3 MWp em projetos solares, incluindo instalações entregues a clientes como Banco do Brasil, TIM e Claro. A empresa ainda tem outros 30,8 megawatts já contratados, em desenvolvimento e construção.

“Esta operação representa para a EDP uma excelente combinação entre projetos contratados –o que significa garantia de receita e mitigação de riscos– e projetos em construção –nos quais nos destacamos pela excelência da entrega no prazo e custo predefinidos”, disse em nota o CEO da companhia no Brasil.

“Trata-se de mais um passo firme da EDP no sentido de liderar a transição energética no país, apostando fortemente na geração solar distribuída e centralizada”, acrescentou Cruz.

A EDP destacou ainda que os projetos prontos para instalação adquiridos junto à AES permitirão a ela aproveitar sinergias operacionais com outros ativos na mesma região.

As instalações de geração distribuída com placas solares têm crescido rapidamente no Brasil desde incentivos à tecnologia aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em 2020, o país instalou 2,3 gigawatts em novos sistemas como esses, o maior avanço em capacidade entre todas fontes de geração que compõem o parque gerador nacional.

(Por Luciano Costa)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1O1PA-BASEIMAGE

To Top