Europe

Painel consultivo recomenda que FDA autorize vacina da Johnson & Johnson contra Covid-19 nos EUA

Um painel de consultores especialistas da Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos votou na sexta-feira a favor da autorização da vacina de dose única contra Covid-19 da Johnson & Johnson para uso de emergência, em um passo importante para a vacinação nos EUA.

É provável que a FDA autorize a vacina para uso de emergência dentro de um ou mais dias, tornando-a a terceira disponível nos EUA e a única que requer uma única injeção.

O painel formado por médicos, especialistas em doenças infecciosas e pesquisadores médicos votou de forma unânime de que os benefícios da vacina superam os riscos em pessoas com 18 anos ou mais.

A J&J disse que poderá enviar de 3 a 4 milhões de doses de sua vacina na próxima semana se receber a autorização de uso de emergência, como esperado.

O conselheiro sênior da Casa Branca Andy Slavitt afirmou no Twitter que a FDA se reunirá para finalizar a autorização no sábado. “Uma terceira vacina segura e eficaz é uma notícia muito bem-vinda”, disse ele.

Mais de 50 milhões de vacinas foram administradas em todo o país, um marco destacado pelo presidente Joe Biden na quinta-feira.

Mas o surgimento de novas variantes altamente contagiosas aumentou a urgência de imunizar centenas de milhões de pessoas contra um vírus que já matou mais de meio milhão nos Estados Unidos.

(Reportagem de Manas Mishra em Bengaluru e Michael Erman em Nova York)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1P1N6-BASEIMAGE

To Top