Brasil

Oposição russa lembra aniversário de assassinato de Nemtsov, crítico do Kremlin

MOSCOU (Reuters) – Milhares de pessoas foram ao centro de Moscou neste sábado em lembrança ao aniversário do assassinato do político de oposição da Rússia Boris Nemtsov, ocorrido em 2015. O evento acontece depois da repressão a protestos pela prisão do crítico do Kremlin Alexei Navalny.

Com presença mínima da polícia no local, apoiadores da oposição deixaram flores na ponte no centro de Moscou onde Nemtsov foi baleado na noite de 27 de fevereiro, seis anos atrás.

Nemtsov serviu brevemente como vice-primeiro-ministro no final dos anos 1990, antes de se juntar à oposição, e agências de notícias da Rússia afirmam que embaixadores de vários países ocidentais estavam entre o público da caminhada deste sábado.

“Nemtsov era um dos melhores. Um homem decente, inteligente, bonito e livre. E ele queria que nosso país fosse livre”, afirmou Valeriya, 58, portando dois cravos.

“Infelizmente, aqueles que querem levar nosso país ao obscurantismo estão temporariamente vencendo neste momento. Quero apenas viver uma vida normal e não ter medo de ninguém”.

(Por Gabrielle Tétrault-Farber e Polina Nikolskaya)

To Top