Benefícios

Cadastro Único de forma digital aos beneficiários

Cadastro Único de forma digital aos beneficiários. O Cadastro Único, CadÚnico, reúne uma série de informações sobre famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social. O governo federal usa para definir quem pode participar de programas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, BPC etc.

No entanto, com a nova pandemia de coronavírus, muitos setores da sociedade não têm assistência face a face. Por exemplo, o Centro de Consultoria em Responsabilidade Social (CRAS) é responsável pelo cadastro de uma única agência cadastral. Isso dificulta a coleta de dados em famílias de baixa renda, retardando a inclusão dessas pessoas nas políticas previdenciárias.

Por conta disso, o cadastro único tornou-se, completamente, 100% DIGITAL! Uma inscrição mais rápida e prática, ainda mais se pensarmos que ele é essencial para ser elegível para receber o auxílio emergencial.

Qual o motivo de fazer o Cadastro Único Digital?

A ideia de criar um CadÚnico virtual é dar mais agilidade e segurança no cadastro no período pós-pandêmico, mas também garantir a continuidade dos serviços sem interrupção. Os dados serão sistematizados de forma digital, segura e livre de fraudes.

A senadora que apesentou a proposta de criar um cadastro único online disse:

“Caso tivéssemos um cadastro único nacional, em momentos de calamidade pública como o que vivemos, agilizaria a localização do público exato dos auxílios, evitando-se fraudes”, explicou a senadora. Portanto, segundo ela, a implantação do sistema nacional do CadÚnico digital é necessária e urgente.

O deputado disse ainda que cerca de 46 milhões de brasileiros estão em situação de desvantagem. Esse número mostra que quase um quarto da população não está sob a supervisão do governo federal. Eles são chamados de cidadãos “invisíveis”.

Essas pessoas, geralmente, estão com os CPFs suspensos, cancelados, nulos ou categorizados como irregulares perante a Justiça. O que dificulta o acesso a benefícios sociais, isso é preocupante porque inibe totalmente o exercício da cidadania, uma vez que não terão condições mínimas para sobrevivência

Cadastro no CadÚnico, como fazer?

Você pode estar inscrito no banco de dados do governo e nem saber disso. Mas, existe uma maneira de saber se está ou não inscrito no Cadastro Único.

Você poderá consultar através do aplicativo “Meu CadÚnico”: disponível para download grátis nas lojas Google Play e Apple Store. Após a instalação, basta a pessoa inserir os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado.

CadÚnico por telefone, disque: pelo 0800 707 2003, o cidadão pode tirar dúvidas sobre o programa e outros benefícios sociais do governo. A ligação é gratuita quando realizada de telefone fixo.

Já no site “Meu CadÚnico”: será preciso preencher o formulário com o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, além de município e estado da residência para a consulta.

Fonte Tudo Sobre INSS Parceiro MixVale

To Top