Benefícios

Prorrogado até Abril pelo INSS dispensa da prova de vida

Prorrogado até Abril pelo INSS dispensa da prova de vida Os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) permanecerão dispensados da prova de vida até o final de abril.

A prorrogação da liberação dos segurados da exigência da renovação de senha, que valeria até este mês, foi divulgada pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco Leal, durante o lançamento da ampliação do projeto de fé vida digital.

“Nós estamos prorrogando por mais 60 dias a desnecessidade da prova de vida”, disse o secretário. “É uma medida importante para dar tranquilidade a aposentados e pensionistas.”

O INSS confirmou à reportagem que a exigência será dispensada para as próximas duas competências, que são março e abril. Nesses dois meses, portanto, os beneficiários não precisam realizar o recadastramento na rede bancária.

Como os efeitos de cada competência ocorrem no mês seguinte, o INSS não deverá suspender pagamentos de benefícios por falta de prova de vida até, pelo menos, maio deste ano.

A obrigatoriedade do recadastramento está suspensa desde março do ano passado devido à pandemia de Covid-19.

Segurados que já estavam em atraso com a prova de vida em fevereiro de 2019 e, por isso, tiveram seus benefícios suspensos, podem procurar a agência bancária onde recebem os pagamentos para realizar a renovação de senha. Caso os créditos já tenham sido cancelados, ainda será possível pedir a renovação ao INSS. Informações podem ser obtidas pelo telefone 135.

A rede bancária permanece realizando a renovação de senha dos beneficiários que quiserem fazer o procedimento. Alguns estabelecimentos oferecem o serviço pela internet.

Quem preferir pode ir à agência bancária, mas a recomendação das autoridades em saúde é para que as pessoas evitem deslocamentos desnecessários diante da alta taxa de transmissão do novo coronavírus na maior parte do país.

PROVA DE VIDA DIGITAL

O INSS está convocando 5,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios para fazer a prova de vida digital. O procedimento, lançado no ano passado, foi ampliado e deve ser feito pelo aplicativo meu gov.br. No entanto, ainda se trata de um projeto-piloto.

A convocação dos segurados elegíveis para participar da fé de vida digital está sendo feita por meio de mensagens enviadas por SMS ou email. Também há, ao acessar o Meu INSS, uma mensagem para que o segurado faça o procedimento, caso ele esteja com a prova de vida pendente.

O INSS afirmou que o segurado que não fizer a prova de vida digital não terá o benefício cortado.

To Top