Benefícios

Prova de vida será exigida novamente no INSS

Prova de vida será exigida novamente no INSS O INSS informou nesta que retomará o bloqueio de benefícios por falta de prova de vida a partir de maio deste ano.

A retomada da exigência da fé de vida será de forma escalonada para evitar aglomerações nas agências bancárias durante a pandemia do novo coronavírus.

O cronograma para o retorno da comprovação de vida agrupará os beneficiários em sete lotes, organizados conforme o mês em que o prazo para a renovação de senha venceu.

Os primeiros da lista são beneficiários cuja fé de vida deveria ter sido realizada nos meses de março e abril de 2020, caso a obrigatoriedade não tivesse sido suspensa devido à crise sanitária. Esse grupo, portanto, deverá realizar o procedimento em maio deste ano.

A competência (mês) original de vencimento da prova de vida é definida pelas instituições bancárias responsáveis por pagar os benefícios e, em geral, ocorre no mês de aniversário do beneficiário ou da conta.
Se houver o bloqueio em uma determinada competência, o segurado não recebe o pagamento seguinte.

Os bancos são responsáveis por comunicar aos seus clientes sobre o vencimento do prazo para o recadastramento, mas o INSS informou que disponibilizará essa informação pelo aplicativo e pelo site do Meu INSS tão logo a obrigatoriedade seja restabelecida.

Apesar de estar suspensa desde março do ano passado, a realização da prova de vida jamais esteve interrompida e os beneficiários que já realizaram o procedimento não vão precisar refazer a renovação de senha pelo novo calendário, informou o INSS.

Beneficiários incluídos no projeto-piloto da fé de vida pela internet também estão dispensados de refazer o procedimento.

Ao informar o novo calendário para a retomada da prova de vida, o INSS também oficializou, por meio da publicação da portaria 1.278 no “Diário Oficial da União”, que o recadastramento anual permanecerá desobrigado até o mês de abril.

To Top