Economia

S&P 500 e Nasdaq sentem pressão de ações de tecnologia; mercado aguarda Powell

O índice S&P 500 caía e o Nasdaq rondava estabilidade nesta quinta-feira, enquanto investidores aguardavam comentários do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, sobre o aumento dos rendimentos dos títulos.

Os principais índices de Wall Street caíram nas últimas duas sessões, com uma alta nos rendimentos dos títulos dos EUA pressionando ações de tecnologia –que dispararam durante a pandemia em 2020–, enquanto papéis de setores ligados à economia tiveram desempenho superior, na esperança de uma nova rodada de ajuda fiscal e vacinas.

O setor de energia subia 1%, em meio à alta nos preços do petróleo. Já Apple Inc, Tesla Inc e PayPal Holdings Inc estavam entre as maiores influências negativas no S&P 500.

As ações de tecnologia são particularmente sensíveis aos rendimentos em alta, porque seu valor depende fortemente dos lucros futuros, que são descontados mais profundamente quando os retornos dos títulos aumentam.

Powell deve falar a partir de 14h05 (de Brasília) em conferência organizada pelo Wall Street Journal. Seus comentários serão escrutinados por investidores ávidos por quaisquer indícios de preocupação sobre o salto da semana passada nos rendimentos dos títulos.

O evento público desta quinta será o último antes da reunião de política monetária do Fed, nos próximos dias 16 e 17.

“O chair do Fed, Jerome Powell, tem minimizado preocupações com a inflação e continua defendendo uma política monetária ‘dovish’, mas esses rendimentos (em alta) sugerem que os investidores não estão completamente convencidos disso”, disse JJ Kinahan, estrategista-chefe de mercado da TD Ameritrade.

A taxa do Treasury de dez anos estava em 1,4619% nesta quinta, perto dos níveis de fechamento da véspera, quando o yield chegou a flertar com 1,50%.

Às 12:52 (horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,17%, a 31.323 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,111526%, a 3.815 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançava 0,04%, a 13.003 pontos.

(Por Shashank Nayar e Medha Singh)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH2313E-BASEIMAGE

To Top