Ações europeias são pressionadas por títulos, mas registram ganhos semanais com cíclicas
Economia

Ações europeias são pressionadas por títulos, mas registram ganhos semanais com cíclicas

Ações europeias são pressionadas por títulos, mas registram ganhos semanais com cíclicas

Os mercados acionários europeus fecharam em queda nesta sexta-feira uma vez que os rendimentos de títulos avançaram com o aumento das projeções para a inflação diante de dados fortes sobre a criação de empregos nos Estados Unidos, embora o índice STOXX 600 tenha registrado ganhos semanais com a força de setores sensíveis ao crescimento.

O STOXX 600 recuou 0,8% na sessão, com as ações de viagens e empresas de serviços financeiros liderando as perdas. No entanto, na semana, o índice subiu 0,9%, já que o otimismo em torno de uma eventual recuperação econômica neste ano fez com que os investidores montassem posições em setores com maior probabilidade de se beneficiarem de uma recuperação.

As ações de automóveis ultrapassaram seus pares locais, com avanço de 4,9%. O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou na quinta-feira que o recente aumento nos rendimentos dos títulos não justifica a intervenção do banco central dos Estados Unidos para derrubá-los. Os rendimentos dos títulos dos EUA e da Europa tiveram alta após suas declarações, enquanto os norte-americanos também eram suportados por dados mais fortes do que o esperado do relatório de emprego do país, o que elevava as expectativas de inflação. Mas as expectativas dos analistas para o crescimento da zona do euro são muito mais moderadas neste ano, com alguns até assimilando o aumento nos rendimentos dos títulos locais como um sinal de reflação.

. Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,31%, a 6.630,52 pontos.

. Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,97%, a 13.920,69 pontos.

. Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,82%, a 5.782,65 pontos.

. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,55%, a 22.965,63 pontos.

. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,80%, a 8.286,80 pontos.

. Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,50%, a 4.671,94 pontos.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH2416Z-BASEIMAGE

To Top