Economy

Delegação do Congresso dos EUA segue para Alabama em meio a crescente apoio a funcionários da Amazon

Um grupo de parlamentares dos EUA visitará as instalações da Amazon.com no Estado norte-americano do Alabama nesta sexta-feira, dando seu apoio a um esforço crescente para sindicalizar os funcionários da empresa de comércio eletrônico.

A delegação inclui os congressistas Andy Levin, Jamaal Bowman, Cori Bush, Terri Sewell e Nikema Williams. Os trabalhadores do centro de atendimento da Amazon em Bessemer, Alabama, estão votando para se tornarem os primeiros funcionários da Amazon a entrar em um sindicato.

A visita vem na esteira da recente mensagem do presidente Joe Biden, onde ele defendeu os direitos dos trabalhadores de formar sindicatos. Embora não tenha mencionado a Amazon, ele se referiu a “trabalhadores no Alabama”.

A ação dos trabalhadores do Alabama, que está sendo apoiada pelo Sindicato do Varejo, Atacado e Loja de Departamentos (RWDSU), poderia ajudar a iniciar um novo capítulo para o movimento trabalhista nos Estados do sul, onde os sindicatos há muito lutam para ganhar posição, afirmaram especialistas.

A filiação sindical nos Estados do Sul é a metade da média nacional, de acordo com dados do Bureau of Labor Statistics.

Uma das principais razões para isso está relacionada ao número menor de oportunidades de emprego na região e a hostilidade política em relação aos sindicatos, disse William Gould, especialista em direito trabalhista da Stanford Law. Gould também é ex-presidente do Conselho Nacional de Relações Trabalhistas.

“Mas isso está mudando porque empresas como a Amazon realmente testaram os limites da resistência dos trabalhadores”, disse ele, acrescentando que a pandemia exacerbou os problemas de saúde e segurança existentes.

A Amazon não respondeu aos pedidos de comentários. Uma porta-voz da empresa disse anteriormente que não acredita que o RWDSU representa a maioria das opiniões dos funcionários e que a Amazon ofereceu “alguns dos melhores empregos disponíveis em todos os lugares que contratamos, e encorajamos todos a comparar nosso pacote de remuneração total, benefícios de saúde e local de trabalho ambiente para qualquer outra empresa com empregos semelhantes. ”

Bessemer, que fica a cerca de 24 km de Birmingham, a cidade mais populosa do Estado, é majoritariamente afro-americana – um fato que também tornou a luta importante para vários parlamentares.

“Mais de 80% dos trabalhadores da fábrica da Amazon são negros. Sua incrível organização é a libertação negra em ação”, disse Cori Bush no Twitter.

Andy Levin, que visitará o depósito da Bessemer na sexta-feira, disse à Reuters que diria aos trabalhadores da fábrica “como eles são incrivelmente corajosos”. “Considero esta eleição em Bessemer … a história de Davi e Golias sobre as relações trabalhistas no século 21”, disse.

(Com reportagem adicional de Jeffrey Dastin em San Francisco)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH240R6-BASEIMAGE

To Top