Economia

Focus Energia fecha acordo com Soltec por equipamentos para usina solar

SÃO PAULO (Reuters) – A Focus Energia, que atua em comercialização e geração de energia renovável, assinou contrato com a espanhola Soltec Power Holdings para a aquisição de equipamentos para um projeto fotovoltaico no Brasil, disse a companhia europeia em comunicado nesta sexta-feira.

O acordo envolve o fornecimento pela Soltec Power dos chamados seguidores solares, que permitem que os painéis de uma usina acompanhem o movimento do sol durante o dia com o objetivo de aumentar a produtividade.

A Soltec disse que fornecerá à Focus 852 megawatts em seguidores, ou “trackers”, e que o início da fase de instalação do projeto está previsto para julho de 2021.

Os seguidores serão do tipo bifacial, e atenderão a uma primeira fase do empreendimento solar, que tem potencial para expansões futuras, de acordo com a fornecedora.

A Soltec disse em nota que já fechou acordos para fornecer 2,2 gigawatts em seguidores solares no Brasil, de um total em 8,4 gigawatts em equipamentos como esses negociados pela empresa no mundo. A fabricante tem sede em Molina de Segura, em Murcia, na Espanha.

A Focus, que levantou cerca de 765 milhões de reais em uma oferta inicial de ações em fevereiro, tem planos de construir usinas solares para venda da produção no chamado mercado livre de eletricidade, onde grandes empresas como indústrias negociam contratos de suprimento de energia diretamente com fornecedores.

A estratégia da empresa prevê a construção do chamado projeto solar Futura, na Bahia, que teria potencial para até 3 gigawatts em capacidade.

(Por Luciano Costa)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH241H6-BASEIMAGE

To Top