Asia

Presidente do BC do Japão destaca mudança climática como tema para guiar política monetária

O presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda, destacou nesta sexta-feira a mudança climática como um dos principais temas para guiar a política monetária, mas manteve distância da ideia de o Banco do Japão comprar títulos verdes.

As declarações destacam o crescente foco do banco na mudança climática, importante tópico de debate entre os bancos centrais, alguns dos quais estão acelerando as compras de títulos verdes usados para financiar projetos de energia limpa e ambientais, ou avaliam fazer isso.

O Banco do Japão precisa acelerar a pesquisa e aprofundar o debate com outros bancos centrais sobre como a mudança climática afeta a política monetária e quais riscos ela apresenta para as instituições financeiras, disse Kuroda ao Parlamento.

“A mudança climática está entre os fatores cruciais que afetam a economia e o sistema financeiro”, disse ele. “Nesse contesto, há ligações com o mandato do banco central.”

Kuroda disse ser possível que o Banco do Japão compre títulos verdes, desde que eles cumpram as exigências de um programa de compra de títulos corporativos existente.

Mas há “muitas questões” que precisam ser esclarecidas para que o banco central compre títulos verdes, disse ele, como por exemplo se isso entraria em choque com o princípio do banco de comprar ativos de maneira neutra para os mercados.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH240T8-BASEIMAGE

To Top