Benefícios

Recusar vacina pode ser pode ser motivo de demissão na empresa: Entenda

Recusar vacina pode ser pode ser motivo de demissão na empresa: Entenda Recomendação do órgão é que empresas façam campanhas de conscientização e usem a demissão como forma de punição em último caso para quem nao tomar vacina.

Trabalhadores que se recusarem a tomar a vacina contra a Covid-19,  sem justificativa médica, poderão ser demitidos por justa causa.

Esse é o entendimento do Ministério Público do Trabalho (MPT) que consta em um documento interno do órgão para orientar a atuação dos procuradores.

A avaliação parte do princípio de que a vacinação é um bem comum, segundo uma fonte a par do assunto.  Contudo, a demissão por justa causa deve ser adotada em último caso, cabendo aos empregadores a tarefa de realizar campanhas de conscientização, envolvendo os sindicatos dos trabalhadores.

As empresas também deverão considerar o risco de contágio da doença nos programas de prevenção  e incluir a vacina entre as medidas para assegurar a saúde dos trabalhadores.

A orientação do MPT está em linha com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu que o governo poderá impor penalidades a quem se recusar a tomar a vacina e referendada por juristas, como informou O GLOBO em janeiro.

Também tem como base a CLT e diversas normas regulamentadoras que buscam preservar a saúde e segurança dos trabalhadores. 

Sem acesso ao FGTS 

A demissão por justa causa restringe as verbas trabalhistas na rescisão contratual aos dias trabalhados e férias proporcionais. Quem é demitido nesta condição não tem direito ao saque do FGTS, nem ao seguro-desemprego. 

O  MPT orienta também a necessidade de seguir a disponibilidade de vacinas em cada localidade e os grupos de prioridade. Caberá ao trabalhador comprovar a sua impossibilidade de receber o imunizante com a apresentação de laudo médico.

Mulheres grávidas, pessoas alérgicas a componentes das vacinas ou portadoras de doenças que afetam o sistema imunológico, por exemplo, podem ser excluídas da vacinação. Fonte: G1

To Top