Asia

Exportações da China em fevereiro têm alta recorde em relação níveis de 2020

PEQUIM (Reuters) – As exportações da China em fevereiro cresceram a um ritmo recorde em relação ao ano anterior, quando a Covid-19 afetou a segunda maior economia do mundo, mostraram dados da alfândega neste domingo, enquanto as importações subiram com menos força.

As exportações em dólares dispararam 154,9% em fevereiro na comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto as importações ganharam 17,3%, ritmo mais forte desde outubro de 2018.

No período entre janeiro e fevereiro, as exportações saltaram 60,6% sobre o ano anterior, quanto os lockdowns para conter a pandemia paralisaram a economia do país. Isso superou a previsão de analistas da Reuters de um aumento de 38,9%.

As exportações fortes, que se beneficiam do sucesso da China em conter a crise de saúde pública, ajudaram a alimentar a recuperação do país.

O aumento deveu-se a uma recuperação na demanda externa, disse a alfândega em comunicado em seu site, citando melhoras na manufatura da União Europeia e dos Estados Unidos, e suas importações de produtos chineses graças a medidas de estímulo fiscal.

(Reportagem de Stella Qiu e Ryan Woo)

To Top