Elections

Laporta é eleito presidente do Barcelona e manda recado a Messi

Membros do Barcelona elegeram Joan Laporta como presidente do clube no domingo, recorrendo àquele que liderou o time em um dos períodos mais bem-sucedidos da história e o tirou de uma crise institucional e financeira.

Laporta, que presidiu o Barça entre 2003 e 2010, obteve contundentes 54,28% dos votos. Victor Font ficou em segundo com 29,99%, e Toni Freixa em terceiro com 8,58%.

Laporta, de 58 anos, sucede Josep Maria Bartomeu, que renunciou em outubro para evitar uma moção de desconfiança de membros que se voltaram contra ele depois que Lionel Messi tentou deixar o clube em agosto e da derrota para o Bayern de Munique na Liga dos Campeões por 8 x 2.

Messi foi um dos vários jogadores que votaram na eleição um dia depois de o Barça derrotar o Osasuna por 2 x 0, assumindo o segundo lugar da liga espanhola.

O Barça disse que 51.765 dos 109.531 membros habilitados a votar participaram da eleição, que foi adiada em janeiro devido às restrições do coronavírus na Catalunha. Um total de 30.184 pessoas votou em Laporta.

Laporte comemorou cantando o hino do time com sua equipe de campanha e bebendo champanhe antes de fazer seu discurso da vitória, no qual fez uma menção especial a Messi, capitão e maior artilheiro da história do clube, que tem menos de quatro meses de contrato para cumprir.

“Espero que isto seja um sinal de que ele ficará no Barcelona, que é tudo que queremos”.

Laporta assume um clube com problemas financeiros enormes decorrentes da pandemia de Covid-19, que acabou com a renda dos ingressos e afetou duramente os ganhos com propaganda.

(Por Richard Martin)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH270UL-BASEIMAGE

To Top