Economy

J&J está “sob estresse” para cumprir meta de entrega de vacina à UE no 2º trimestre

A Johnson & Johnson informou à União Europeia que está tendo problemas de suprimento que podem complicar os planos de entrega de 55 milhões de doses de sua vacina contra Covid-19 ao bloco no segundo trimestre do ano, disse uma autoridade da UE à Reuters.

Qualquer atraso seria mais um golpe nos planos de vacinação da UE, que vêm sendo prejudicados por entregas irregulares de outros fabricantes de vacina e uma distribuição lenta de doses em muitos países-membros.

Na semana passada, a J&J disse à UE que problemas de suprimento de ingredientes da vacina e equipamentos a colocam “sob estresse” para cumprir a meta de entregar 55 milhões de doses até o final de junho, disse a autoridade da UE – que está envolvida diretamente em conversas confidenciais com a empresa norte-americana – à Reuters pedindo anonimato.

O funcionário acrescentou que a empresa disse que não é impossível cumprir a meta, mas que mostrou cautela.

A vacina da J&J, que só exige uma dose para proteger, deve ser aprovada pela agência reguladora no dia 11 de março. Autoridades do bloco dizem que as entregas podem começar em abril.

A empresa se comprometeu a entregar 200 milhões de doses de sua vacina ao bloco neste ano.

“Em alinhamento com nosso acordo, esperamos começar a cumprir nosso compromisso de 200 milhões de doses à União Europeia no segundo trimestre de 2021”, disse a J&J em um comunicado, mas não quis comentar possíveis atrasos na meta do segundo trimestre.

(Reportagem adicional de Andreas Rinke em Berlim, Padraic Halpin em Dublin, Toby Sterling em Amsterdã e Caroline Humer)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH280Y7-BASEIMAGE

To Top