Asia

EXCLUSIVO-Pfizer quer fazer vacina na Índia se tiver aprovação rápida e garantia de exportação

A Pfizer Inc disse ao governo da Índia que quer produzir sua vacina contra coronavírus localmente se tiver a garantia de uma aprovação regulatória mais rápida e liberdade de precificação e exportação, disseram duas fontes a par do assunto à Reuters.

No mês passado, a empresa norte-americana retirou um pedido de aprovação emergencial de seu produto na Índia depois que a agência reguladora de medicamentos recusou sua solicitação para omitir um pequeno teste de segurança local – o que mantém sua vacina, desenvolvida com a alemã BioNTech SE, fora de um dos maiores mercados mundiais de remédios.

A Pfizer foi a primeira empresa a pedir uma autorização de uso emergencial na Índia, propondo importar doses de suas instalações nos Estados Unidos e na Europa em vez de produzir localmente.

“Empresas dos EUA querem produzir vacinas na Índia através de empreendimentos conjuntos”, disse uma das fontes, citando a Pfizer e a farmacêutica também norte-americana Moderna Inc.

“Querem aprovações mais rápidas de testes clínicos e autorizações de uso emergencial. Elas temem que o governo induza políticas de controle de preços.”

Outra fonte confirmou que a Pfizer está interessada em fabricar na Índia, mas a Reuters não conseguiu uma segunda confirmação na Moderna.

Uma porta-voz da Pfizer na Ásia não quis comentar. A Moderna não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

O Ministério da Saúde indiano encaminhou a Reuters ao Ministério das Relações Exteriores, que não respondeu de imediato a indagações feitas por email.

Embora tenha retirado seu pedido no início de fevereiro, a Pfizer disse que voltará a solicitar uma autorização de uso emergencial para lançar sua vacina contra Covid-19 na Índia, um mercado potencial de 1,35 bilhão de pessoas, e que fornecerá mais dados quando eles estiverem disponíveis.

Quanto à exigência governamental de fabricação na Índia, a empresa disse mais cedo à Reuters: “Assim que a fase de suprimento para a pandemia passar e entrarmos em uma fase de suprimentos convencionais, a Pfizer avaliará todas as oportunidades adicionais disponíveis.”

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH2916P-BASEIMAGE

To Top