Asia

Irã enriquece urânio com novo tipo de máquina avançada em usina subterrânea, diz AIEA

O Irã começou a enriquecer urânio em sua usina subterrânea de Natanz com um segundo tipo de centrífuga avançada, a IR-4, afirmou a agência reguladora da ONU para a questão nuclear em um relatório visto pela Reuters nesta terça-feira, em mais uma quebra do acordo de Teerã com grandes potências mundiais.

O Irã acelerou recentemente o rompimento das restrições do acordo sobre atividades nucleares, em uma aparente tentativa de pressionar o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enquanto ambos os lados estão envolvidos em um impasse sobre quem deveria agir primeiro para garantir a sobrevivência do acordo.

A quebra do acordo por Teerã começou em 2019 em resposta à retirada dos EUA e com a reimposição de sanções econômicas dos EUA contra o Irã sob o antecessor de Biden, Donald Trump, que era contra o acordo e tentou afundá-lo.

No ano passado, o Irã começou a levar três conjuntos de modelos diferentes de centrífugas de uma usina de superfície em Natanz para sua Usina de Enriquecimento de Combustíveis (FEP, na sigla em inglês) subterrânea. O país já faz o enriquecimento subterrâneo com centrífugas IR-2m. O acordo permite que o país faça o enriquecimento naquela instalação apenas com máquinas de primeira geração IR-1.

“No dia 15 de março de 2021, a agência verificou que o Irã começou a alimentar o conjunto de 174 centrífugas IR-4 já instaladas na FEP com UF6 natural”, afirma a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) no relatório direcionado aos países membros datado de segunda-feira, em referência ao hexafluoreto de urânio, a forma em que o urânio é alimentado nas centrífugas para o enriquecimento.

O Irã já indicou que agora planeja instalar um segundo conjunto de centrífugas IR-4 na FEP, mas a instalação ainda não começou, diz o relatório. O Irã já aumentou o número de máquinas IR-2m, que são muito mais eficientes que a IR-1, instaladas na usina subterrânea.

O Irã enriquece urânio com até 20% de pureza em outra usina, em Fordow.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH2F1Q3-BASEIMAGE

To Top