Canada

EUA vão compartilhar 4 milhões de doses de vacina da AstraZeneca com México e Canadá

Os Estados Unidos planejam enviar cerca de 4 milhões de doses da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 que não estão sendo utilizadas para o México e o Canadá em acordos de empréstimos com os dois países, cedendo a uma pressão para compartilhar vacinas com seus aliados.

O México irá receber 2,5 milhões de doses da vacina e o Canadá ficará com 1,5 milhão, afirmou a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

“Ainda não está completamente finalizado, mas é nossa meta”, disse Psaki em um pronunciamento diário à imprensa.

O governo Biden tem sido pressionado por outros países para compartilhar vacinas, especialmente seu estoque de doses da AstraZeneca, que já está autorizada para uso em vários lugares, mas não nos Estados Unidos.

A AstraZeneca tem milhões de doses fabricadas em uma unidade nos Estados Unidos, e já anunciou que terá 30 milhões de doses prontas no início de abril. As ações da empresa tiveram leve alta após a Reuters reportar a notícia.

O acordo para compartilhar a vacina não afeta os planos de Biden de ter vacinas disponíveis para todos os adultos nos Estados Unidos até o final de maio, afirmou uma autoridade do governo, e não reduz o estoque de vacinas disponíveis no país.

Duas autoridades disseram que a vacina seria entregue no “curto prazo” assim que o acordo fosse completado, mas se recusaram a divulgar um cronograma mais específico.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH2H1LA-BASEIMAGE

To Top