Economia

Ibovespa avança puxado por exterior e recuperação do petróleo, Carrefour dispara

A bolsa paulista ensaiava melhora nesta quarta-feira, com o noticiário corporativo em foco, destacando a aquisição do Grupo BIG pelo Carrefour Brasil, que fazia as ações da unidade brasileira do grupo francês dispararem.

Às 12:01, o Ibovespa subia 0,68%, a 114.029,27 pontos, após recuar nos últimos dois pregões, acumulando declínio de 2,55%. O volume financeiro somava 9 bilhões de reais.

Wall Street corroborava o tom positivo no pregão brasileiro, com o S&P 500 e o Dow Jones em alta, assim como ajudava a recuperação dos preços do petróleo no mercado externo, após tombo na véspera.

Apesar disso o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa, ponderou mais cedo que a cresce a percepção de que a terceira onda da pandemia de Covid-19 avança pela Europa, o que alimenta preocupações sobre a recuperação da economia global.

DESTAQUES

– CARREFOUR BRASIL ON disparava 15,6% após anunciar acordo para a aquisição do Grupo BIG por 7,5 bilhões de reais, expandindo sua presença em regiões como o Nordeste e o Sul do país e ampliando sua liderança no setor de varejo alimentar. O rival GPA ON caía 0,85%.

– CCR ON valorizava-se 4,98% após anúncio de que assinou aditivos contratuais que lhe garantiram mais de 1 bilhão de reais junto ao governo paulista, com destaque para reequilíbrio econômico envolvendo o contrato da concessão de metrô Viaquatro.

– GOL PN subia 7,19%, antes de assembleias na tarde desta quarta-feira para decidir sobre a incorporação da controlada Smiles, principalmente após a companhia elevar a oferta aos acionistas da empresa de programa de fidelidade. SMILES ON avançava 9,89%.

– SUZANO valorizava-se 5,78% em dia de evento da companhia com investidores e após novos aumentos de preços de celulose. A Suzano ainda estimou atingir até 2024 desembolso total operacional de, aproximadamente, 1,4 mil reais por tonelada de celulose.

– IRB BRASIL RE ON caía 3,57%, em meio a ajustes, após forte valorização na véspera, na esteira de resultados do primeiro mês do ano, que mostraram lucro para a resseguradora.

– MAGAZINE LUIZA ON perdia 3,44%, em sessão negativa para papéis relacionados a comércio eletrônico com um todo. B2W ON recuava 1,74% e VIA VAREJO ON cedia 1,65%. Em Nova York, MERCADO LIVRE registrava queda de 2,59%.

– PETROBRAS PN avançava 2,37%, na esteira da recuperação dos preços do petróleo no exterior. A companhia anunciou que reduzirá os preços tanto do óleo diesel quanto da gasolina em 0,11 real por litro em suas refinarias a partir de quinta-feira.

– VALE ON subia 2,99%, com o setor de mineração e siderurgia como um todo no azul, uma vez que os futuros do minério de ferro na China avançaram pela segunda sessão consecutiva, recuperando-se do que analistas viram como um recuo exagerado em reação a medidas antipoluição.

– ITAÚ UNIBANCO PN tinha variação negativa de 0,43%, enquanto BRADESCO PN mostrava acréscimo de 0,04%.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH2N1GP-BASEIMAGE

To Top