Brasil

Vice da Fiocruz chama de “conservadora” previsão de doses para abril e espera superar estimativa

O vice-presidente de Produção e Inovação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marco Krieger, disse nesta quarta-feira esperar que seja superada a previsão de entregas de 18,8 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford contra Covid-19 em abril.

“É um cronograma mais conservador, vamos vendo semana a semana. Espero que possa melhorar”, disse Krieger à Reuters.

Inicialmente, Biomanguinhos, unidade de imunobiológicos da Fiocruz, estimava entregar ao Programa Nacional de Imunização (PNI) 30 milhões de doses da vacina em abril. Mas, em audiência no Senado na terça-feira, a presidente da Fiocruz, Nisia Trindade, fez a nova projeção para o mês que vem, de 18,8 milhões de doses.

A Fiocruz pretende encerrar o mês de março com quase 4 milhões de doses entregues e a meta é alcançar 100,4 milhões de doses até julho deste ano.

A ideia da Fiocruz, segundo Krieger, é passar a fazer divulgações semanais do calendário de vacinas.

“A aceleração (na produção) está sendo feita… acho importante a atualização e transparência das estimativas”, afirmou.

A Fiocruz, disse ele, está num período de curva de aprendizagem com a vacina AstraZeneca/Oxford e não há problemas no quadro atual.

“O que há são ajustes de curva de aprendizado, manutenções preventivas, entre outros. Estas variações são normais em processos produtivos nesta escala”, garantiu.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH2N1QO-BASEIMAGE

To Top