Benefícios

Saiba como solicitar alta no INSS

Saiba como solicitar alta no INSS Em algum momento você já passou ou tem algum conhecido que se mantinha/manteve afastado do trabalho registrado por algum tipo de invalidez, não é mesmo? Isso ocorre quando o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem o direito de manter aquele cidadão que no momento se encotra inapto de exercer algum tipo de atividade remunerada.

O responsável por bater o martelo final e tomar a decisão daquele cidadão, é o médico perito após de avaliar todos os exames e laudos.

O que é um Médico Perito?

O Médico Perito é especializado na área de medicina legal e é imposto o conhecimento especializado em exames físico do corpo.

Alias, em casos de pericia só o Médico Perito é responsáveis por todas as decisões cabivéis em relação ao laudo médico.

Retornar ao trabalho é obrigatório?

Como falamos acima, tudo irá depender da decisão e conclusão do médico perito. Porém, se o retorno que você tiver for negativo, você tem todo o direito de solicitar uma nova pericia médica.

A solicitação para agendar uma nova data para consulta, pode ser feita direta pelo site MEU INSS ou se preferir, direto com atendente via telefone 135. ligações feitas de telefone fico são totalmentes gratuitas.

Como pedir alta no INSS?

A principio para solicitar alta antecipada, é indispensável providenciar um atestado médico que afirma sua capacitação e retorno ao trabalho. encaminhar o atestado ao INSS e outro a empresa onde trabalha.

Lembrando quue é essencial que ambas as partes fiquem cientes de todo o processo.

Como solicitar o Auxilio Doença?

Após o agendameno da pericia, e se ela for aprovada Você pode solicitar o auxilio doença pelo portal MEU INSS.

Reuna todos os documentos abaixo.

  • Documento de identidade
  • CPF
  • Atestado médico
  • Laudo Médico

Como retornar ao trabalho após afastamento?

Se o cidadão estiver apto a exercer atividades, o perito responsável ira fazer a atualização do caso cortando o beneficio auxilio-doença e agendar a data para o retorno de atividades.

Fonte Tudo Sobre INSS Parceiro MixVale

To Top