Agro

ADM planeja fechar duas fábricas de ração animal na França

A Archer Daniels Midland informou nesta sexta-feira que planeja fechar duas unidades de produção de sua divisão de nutrição animal na França, levando adiante o processo de reorganização do segmento após a aquisição da Neovia, em 2019.

A proposta de fechamento das plantas, bem como de um escritório de marketing, causaria uma redução líquida de 88 postos de trabalho, disse um porta-voz da ADM.

Este seria o segundo plano de reestruturação da gigante do agronegócio na França desde que a empresa, sediada em Chicago, comprou a Neovia junto ao grupo francês InVivo por 1,54 bilhão de euros (1,81 bilhão de dólares), como parte de uma expansão no setor de nutrição animal.

O novo plano, divulgado a representantes da equipe nesta semana, deve reduzir o excesso de capacidade da rede de 10 fábricas de nutrição animal da ADM na França. A empresa, segundo o porta-voz, pretende investir 12 milhões de euros para modernizar as unidades remanescentes.

O fechamento proposto envolve duas fábricas no noroeste da França, em Argentan e Languidic, que fazem parte da unidade Sermix, acrescentou o porta-voz.

A Neovia possuía cerca de mil funcionários quando a ADM adquiriu a companhia. Em 2019, um plano de demissão resultou em 120 cortes, principalmente na antiga sede da Neovia, em Saint-Nolff, na Bretanha.

A ADM, que reportou um salto de 36% no lucro líquido no quarto trimestre de 2020, já havia alertado em 2019 que a aquisição resultaria em cortes de postos de trabalho.

A Neovia possui uma presença limitada na América do Norte, mas tem grande espaço na Europa, Sudeste Asiático e Américas do Sul e Central.

(Reportagem de Sybille de La Hamaide)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH2P1NI-BASEIMAGE

To Top