Benefícios

Ajudou ou foi ajudado por alguém? Saiba como declarar no IR

Contribuinte pode consultar hoje lote residual de restituição do IR

Ajudou ou foi ajudado por alguém? Saiba como declarar no IR A doação de dinheiro, veículos, imóveis ou outros bens e direitos deve ser declarada no Imposto de Renda 2021, tanto por quem fez a doação, como por quem a recebeu. Não importa se são parentes ou amigos.

Por exemplo, se o pai deu um carro de presente para o filho, ambos precisam informar a doação nas suas respectivas declarações, em campos diferentes.

Recebeu doação? Veja quais fichas preencher

O primeiro passo é abrir a ficha “Rendimentos Isentos e não Tributáveis”. Clique em “novo” e selecione o campo “14 – Transferências patrimoniais – doações e heranças”.

Em seguida, informe o nome e o CPF do doador e o valor correspondente ao bem ou a quantia em dinheiro recebida na forma de doação.

IR doação recebida - tela isento - Reprodução - Reprodução

O próximo passo é abrir a ficha “Bens e Direitos”. Clique no botão “Novo” e adicione o item selecionado, com o código correspondente ao bem ou direito recebido em doação. Pode ser um carro, terreno, casa, apartamento, dinheiro em espécie, investimento etc.

No campo “Discriminação”, detalhe a doação recebida, informando o nome e CPF do doador. Deixe o campo “Situação em 31/12/2019” com valor zero. No campo “Situação em 31/12/2020”, informe o valor recebido em doação.

IR doação recebida - bens - Reprodução - Reprodução

Se você recebeu a doação em dinheiro e investiu a quantia, por exemplo, em um fundo de investimento, quando for declarar esse fundo na ficha de “Bens e direitos” coloque na “discriminação” que aquela quantia é proveniente da doação e informe nome e CPF do doador.

Caso tenha recebido a doação em dinheiro, mas não investiu a quantia e não comprou nenhum bem, então declare o valor utilizando o código “63 – Dinheiro em espécie – moeda nacional” ou o código “64 – Dinheiro em espécie – moeda estrangeira”.

Quem fez doação deve informar em duas fichas da declaração

Se você fez a doação para outra pessoa, também deve preencher duas fichas da declaração.

Comece pela ficha “Doações efetuadas”. Clique em “novo” e selecione o código correspondente, que pode ser “80 – Doações em bens ou direitos” para doação de imóveis, veículos ou outros bens, ou o código “81 – Doações em espécie” para transferências em dinheiro.

Informe o nome e o CPF do “donatário”, ou seja, de quem recebeu a doação. Informe o valor do bem ou a quantia em dinheiro doada. Clique em “OK” para concluir.

IR doação feita - ficha doação - Reprodução - Reprodução

Em seguida, abra a ficha de “Bens e Direitos” e localize o bem que foi doado na lista. Clique nele para abrir o formulário.

No campo “discriminação” informe a doação e para quem foi doado, inclusive com o CPF da pessoa. No campo situação em 31/12/2020 coloque o valor zero.

IR doação feita - ficha bens - Reprodução - Reprodução

Fonte: Economia Uol

To Top