Asia

BC do Japão debateu sinais promissores da economia em março mesmo com revisão de ferramentas

Algumas autoridades de política monetária do banco central do Japão viram os primeiros sinais positivos na economia depois do impacto da pandemia, mesmo enquanto debatiam medidas para tornar a política monetária extremamente flexível do banco mais sustentável, mostrou um resumo das opiniões expressas na revisão de juros de março nesta segunda-feira.

Na reunião de março, o Banco do Japão decidiu tomar uma série de medidas para tornar suas ferramentas de política monetária sustentáveis o suficiente para resistir a uma batalha prolongada contra o golpe econômico da Covid-19 e acelerar a inflação para sua meta elusiva de 2%.

“A economia do Japão pode estar mudando de uma tendência de queda desde a eclosão da Covid-19, com as exportações e a produção permanecendo firmes”, disse um dos nove membros do conselho anonimamente, segundo o resumo.

O Banco do Japão divulga um resumo das opiniões expressas em cada reunião vários dias após o encontro, mas não divulga quem fez os comentários.

“Embora as incertezas permaneçam sobre a Covid-19 … os riscos negativos para a atividade econômica no país e no exterior foram contidos sem sinais de aumento nas indústrias que estão sofrendo com a deterioração das condições empresariais”, disse outro membro do conselho.

Sobre os preços, alguns membros alertaram que os riscos de deflação ou estagnação prolongada de preços continuam sendo a principal preocupação do banco central, mesmo que algumas economias ocidentais estejam experimentando um aumento da inflação, mostrou o resumo.

Os comentários reforçam uma visão dominante do mercado de que o Banco do Japão vai manter sua política monetária por enquanto, na esperança de que uma recuperação na demanda externa sustente a economia japonesa, dependente das exportações.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH2S0TP-BASEIMAGE

To Top