Agro

Exportação de carne suína seguirá em nível elevado devido a peste na Ásia, diz UE

As exportações de carne suína da União Europeia neste ano deverão se manter próximas ao nível recorde registrado em 2020, já que países asiáticos continuam sentindo os impactos da epidemia de uma doença suína, disse a Comissão Europeia nesta terça-feira.

A UE afirmou que viu seus embarques avançarem de forma acentuada nos últimos dois anos, depois de a peste suína africana (PSA) dizimar o rebanho de porcos da China. O bloco também conseguiu limitar o impacto de um surto de PSA na Alemanha, com países como a Espanha exportando mais.

Em outubro, a Comissão havia projetado que as exportações de carne suína recuariam 10% em 2021, à medida que a China reconstrói sua produção doméstica, mas as últimas perspectivas agrícolas de curto prazo do executivo europeu indicaram que os embarques devem diminuir apenas 2% em comparação com 2020.

“O setor de carne suína da China começou a se recuperar, mas novos casos de PSA ainda estão aparecendo, o que pode retardar o progresso”, disse a Comissão em um relatório.

“Em outras regiões da Ásia, a recuperação da PSA vai levar ainda mais tempo”, afirmou.

A Comissão acrescentou ainda que a produção de carne suína da UE deve crescer marginalmente neste ano.

(Reportagem de Gus Trompiz)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH2T1HI-BASEIMAGE

To Top