Benefícios

Lista de contatos do celular poderá ser integrada a transações do Pix

Lista de contatos do celular poderá ser integrada a transações do Pix O Banco Central (BC) anunciou nesta quinta-feira que vai passar a permitir que as instituições financeiras ofereçam aos seus clientes a possibilidade de integrar a lista de contatos do telefone aos aplicativos.

A ideia é que bancos, fintechs e cooperativas conectadas ao sistema poderão simplificar a identificação de contatos para quem cadastrar o seu celular como uma chave Pix.

A chave Pix é a identificação do usuário e pode ser um CPF, CNPJ, um telefone celular, um e-mail ou uma chave alfanumérica aleatória.

Outra alteração do Pix realizada nesta quinta-feira proíbe que as instituições financeiras fixem limites para número de transações do Pix, seja envio ou recebimento.

“Essa vedação é necessária para garantir condições competitivas equânimes entre diferentes instrumentos de pagamento” — diz a nota do BC.

Mudança de nome

O BC também anunciou que os usuários que já cadastraram suas chaves Pix e desejam mudar o nome completo, ou no caso de uma empresa, o nome empresarial, poderão fazer essa alteração sem precisar excluir a chave e registrá-la novamente.

Em nota, o BC citou o exemplo de uma alteração de nome decorrente de um casamento ou uma mudança no nome fantasia da empresa.

Além disso, o usuário poderá vincular sua chave Pix ao seu nome social, desde que esteja registrado em documento de identidade válido. Fonte Extra

To Top