Agro

Preços do petróleo caem 2% com novos lockdowns e preocupação com demanda

Os preços do petróleo recuaram nesta quarta-feira, afetados pela imposição de novos lockdowns na Europa, o que gerou temores relacionados ao consumo de combustíveis, e por perspectivas pessimistas de demanda divulgadas pela Opep+ antes de uma reunião que definirá sua política de produção.

O petróleo Brent para maio, que expirou nesta quarta, fechou em queda de 0,60 dólar, ou 0,9%, a 63,54 dólares por barril. O contrato mais ativo da referência internacional, para junho, cedeu 1,43 dólar, ou 2,2%, para 62,74 dólares o barril.

Já os contratos futuros do petróleo dos Estados Unidos (WTI) recuaram 1,39 dólar, ou 2,3%, a 59,16 dólares/barril.

O Brent acumulou perda de 3,9% no mês, mas avançou 22,6% no trimestre. Já a referência norte-americana apurou baixa de 3,8% no mês, mas subiu 21,9% no trimestre.

Os preços do petróleo ampliaram perdas nesta quarta depois de o presidente da França, Emmanuel Macron, decretar um terceiro lockdown nacional e afirmar que as escolas do país fecharão por três semanas, em tentativa de conter uma terceira onda da Covid-19, que ameaça sobrecarregar os hospitais europeus e afetar a demanda por combustíveis.

“Foi neste momento que o mercado afundou”, disse Bob Yawger, diretor de futuros de energia da Mizuho Securities. “Eles não estão conseguindo agir em conjunto para o controle do vírus ou para estabelecer algum tipo de programa de vacinação em conjunto.”

Uma revisão para baixo –de 300 mil barris por dia– na estimativa da Opep+ para o crescimento da demanda por petróleo neste ano também pressionou as cotações. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados vão se reunir na quinta-feira para decidir sua política de produção.

(Reportagem adicional de Bozorgmehr Sharafedin e Julia Payne, em Londres)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH2U1QN-BASEIMAGE

To Top