Entertainment and Lifestyle

Holandeses comemoram 20º aniversário de primeiros casamentos gays do mundo

Vinte anos atrás, o casal holandês formado por Gert Kasteel e Dolf Pasker fez história ao protagonizar o primeiro casamento de pessoas do mesmo sexo legalmente reconhecido do mundo na Holanda.

Eles estiveram entre os quatro casais gays –três masculinos e um feminino– a ser casados pelo prefeito de Amsterdã pouco depois da meia-noite de 1º de abril de 2001.

Nesta quinta-feira, eles comemoraram o vigésimo aniversário de seus matrimônios em grupos pequenos ou em casa devido às regras de distanciamento social da Covid-19, que proíbem aglomerações.

“É mais agradável dizer às outras pessoas ‘ele é meu marido, é meu homem'”, disse Dolf, sentado ao lado de Gert enquanto os dois folheavam um álbum de fotos e recortes de jornais do casamento, que rendeu manchetes em todo o mundo. “Isso me ajudou a me aceitar.”

Todos os quatro casamentos gays passaram pelo teste do tempo. Um dos maridos, Frank Wittebrood, morreu de infarto em 2011 aos 55 anos.

Aqueles que participaram recordaram com orgulho de como mudaram a história legalmente.

“Pessoas me disseram que a Holanda seria o primeiro e o último país (a aprovar o casamento homossexual), ‘o resto do mundo não seguirá vocês'”, contou Henk Krol, parlamentar que apoiou o projeto de lei quando ele foi aprovado pelo Parlamento holandês em 2000.

“Quase 30 países do mundo seguiram o exemplo holandês.”

(Por Esther Verkaik)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702)) REUTERS AC

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3030P-BASEIMAGE

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3030R-BASEIMAGE

To Top