Economia

Ibovespa ronda 117 mil pontos com exterior e Vale

O Ibovespa rondava os 117 mil pontos nesta segunda-feira, favorecido pelo clima favorável a risco no exterior, após dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos na sexta-feira. Vale reforçava o tom positivo no pregão após anunciar programa de recompra de ações.

Às 11:14, o Ibovespa subia 1,47%, a 116.951,91 pontos. Na máxima até o momento, chegou a 116.989,81 pontos. O volume financeiro somava 6,1 bilhões de reais.

O Departamento do Trabalho norte-americano divulgou que foram criados 916 mil postos de trabalho em março, em termos líquidos e fora do setor agrícola, acelerando o ritmo de contratações em relação a fevereiro (468 mil) e superando as expectativas (647 mil vagas).

Os números do mercado de trabalho dos EUA “reforçaram expectativa de que a economia global continuará se recuperando dos efeitos da pandemia de Covid-19”, avaliou a equipe econômica da CM Capital Markets.

Em Wall Street, o índice S&P 500 renovou máxima recorde nesta segunda-feira, embalado pelos fortes dados norte-americanos de emprego e também com números do setor de serviços no radar. O mercado trabalha com sinais de que 2021 pode registrar o melhor crescimento econômico anual dos EUA em quase quatro décadas.

No Brasil, o foco tende a se voltar ainda mais para Brasília, particularmente para as discussões fiscais, após o término na temporada de resultados do último trimestre de 2020.

“A semana começa com as negociações em torno do Orçamento para torná-lo uma peça exequível”, afirmou o economista-chefe da SulAmérica Investimentos. Ele ressaltou que cortes terão que ser feitos nas demandas dos parlamentares, que inflaram a peça com emendas no valor 31,3 bilhões de reais.

DESTAQUES

– VALE ON saltava 4,54%, após o conselho da mineradora aprovar na última quinta-feira um programa de recompra de até 270 milhões de ações ordinárias e seus respectivos ADRs, que representam até 5,3% do número total de ações em circulação. Ao mesmo tempo, o Ministério Público Federal decidiu pelo arquivamento de um requerimento do empresário israelense Benjamin Steinmetz que acusava executivos da empresa de práticas ilícitas relacionadas ao projeto minerário de Simandou, na República da Guiné.

– ITAÚ UNIBANCO PN e BRADESCO PN avançavam 1,4% e 1,58%, respectivamente, beneficiados pelo clima generalizado de maior apetite a risco. BANCO DO BRASIL ON avançava 1%, mesmo após renúncia de membros do seu conselho de administração, incluindo o presidente do colegiado. O presidente Jair Bolsonaro nomeou também na semana passada por meio de decreto Fausto de Andrade Ribeiro para o cargo de novo presidente do BB.

– PETROBRAS PN tinha variação positiva de apenas 0,13%, em sessão marcada por queda dos preços do petróleo no exterior, onde o Brent caía 2,4%, em meio a uma expectativa de maior oferta da Opep e à crescente produção no Irã, que compensaram sinais de uma retomada econômica forte nos Estados Unidos e expectativas de uma recuperação da demanda em geral em 2021.

– COGNA ON e YDUQS ON subiam 4,95% e 4,35%, respectivamente, encontrando no clima mais favorável a risco suporte para se recuperarem. Os papéis acumularam queda de cerca de 13% e 15,5% no ano, contra declínio de menos de 2% do Ibovespa. O cenário mais favorável para a reabertura da economia também tende a beneficiar o setor, assim como CVC BRASIL ON, que mostrava alta de 4,67%.

– SUZANO ON perdia 1,55% e KLABIN UNIT caía 1,14%, tendo de pano de fundo a queda de mais de 1% do dólar em relação ao real.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH340O4-BASEIMAGE

To Top