Advogada diz que opositor russo Alexei Navalni está 'gravemente doente’
Internacional

Advogada diz que opositor russo Alexei Navalni está ‘gravemente doente’

Olga Mikhailova, advogada do líder opositor russo Alexei Navalni, disse nesta terça-feira, 6, que seu cliente está “gravemente doente”. Ele foi transferido para uma enfermaria da prisão em razão de problemas respiratórios. Ele tem febre, tosse, dor nas costas e teria perdido 13 quilos nas três últimas semanas. Navalni, segundo autoridades, passou por uma bateria de exames – incluindo um para covid.

Segundo Navalni, que mantém atualizada uma conta no Instagram com a ajuda de aliados, vários detentos vêm sendo tratados por tuberculose na prisão. O opositor, que está em greve de fome, adotou um tom sarcástico. “Se eu tiver tuberculose, talvez isso resolva as dores nas costas e a dormência nas minhas pernas. Isso seria bom”, escreveu.

Simpatizantes de Navalni acusam o governo russo de negar-lhe atendimento médico e de “assassinar lentamente” o líder dissidente. Nesta terça-feira, a polícia prendeu vários apoiadores de Navalni que protestavam diante da colônia penal de Pokrov, a 200 quilômetros da capital Moscou, exigindo que ele recebesse cuidados médicos adequados.

Anastasia Vasilyeva, diretora da organização Aliança dos Médicos, estava entre os presos – ao lado de outros três médicos. Repórteres da CNN e do Belsat, um canal de TV da Polônia, também foram detidos por um breve período.

Navalni foi sentenciado a 2 anos e 6 meses de prisão por violar as regras de sua liberdade condicional – ele havia sido condenado em um caso de fraude, em 2014. O opositor alega, no entanto, que ele não cumpriu as exigências da condicional, entre elas a de não se reportar às autoridades russas, porque estava sob tratamento na Alemanha, após ter sido envenenado durante uma viagem à Sibéria, em agosto. (Com agências internacionais)

To Top