Economia

Crescimento da Alemanha deve ficar abaixo do projeto para este ano, diz presidente do BC local

A economia alemã provavelmente não atingirá as projeções de crescimento neste ano, já que restrições relacionadas à pandemia pesam sobre o crescimento, mas a recuperação do ano que vem pode ser mais rápida do que se imaginava, disse à Reuters nesta terça-feira o presidente do banco central da Alemanha (Bundesbank), Jens Weidmann.

Lutando contra uma terceira onda de infecções por coronavírus, a Alemanha está debatendo medidas de restrições mais longas e possivelmente mais rígidas, um revés às projeções do banco central baseadas em uma reabertura mais rápida.

“As medidas de contenção nos últimos meses foram mais rígidas do que o previsto e provavelmente permanecerão assim em um futuro próximo”, disse Weidmann à Reuters em resposta por escrito. “Isso reduziu a probabilidade de que a taxa de crescimento de 3% projetada em dezembro ainda possa ser atingida este ano.”

“Mas, dessa forma, o crescimento seria maior no próximo ano”, ressalvou. “De uma visão de hoje, as perspectivas econômicas de médio prazo não estão fundamentalmente em xeque.”

O Bundesbank previu em dezembro crescimento de 4,5% para 2022 e 1,8% em 2023.

(Por Frank Siebelt)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH350Y5-BASEIMAGE

To Top