Benefícios

Veja como garantir uma vaga na universidade pública através do Sisu

ENADE SISU

Veja como garantir uma vaga na universidade pública através do Sisu O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que reúne as vagas das universidades públicas, abre inscrições nesta terça-feira pelo site www.sisu.mec.gov.br. Podem participar alunos que fizeram o Enem 2020 e não zeraram a prova de redação.

As inscrições ficam abertas até a próxima sexta-feira e o resultado será divulgado na próxima terça. São 209 mil vagas disponíveis, a maioria de instituições federais.

Cada candidato pode escolher duas opções de cursos. Se ele for aprovado na primeira, não poderá escolher o segundo depois do fechamento do Sisu, na sexta-feira.

Segundo Rodrigo Magalhães, diretor do Colégio e Curso AZ, o aluno tem que olhar todo dia o que está acontecendo com a nota de corte para acompanhar as suas chances de aprovação.

— Para a tomada de decisão é importante levar em consideração: Notas de corte dos anos anteriores; Notas de corte divulgadas no último dia; Quantidade de vagas disponíveis naquele curso e instituição; número de reclassificados nos anos anteriores; sua posição (sua nota x nota de corte / posição na classificação) — afirma Magalhães.

Já Kim Matheus, professor e coordenador pedagógico do Hexag Medicina, afirma que o Sisu é como um “jogo de xadrez”.

— Os estudantes devem fazer suas inscrições no primeiro dia e acompanhar as alterações e movimentações das notas de corte. Estarem atentos como as instituições e cursos trabalham com os pesos das diferentes provas do Enem. Isso ajuda a ter um melhor aproveitamento da sua nota — diz.

O Ministério da Educação (MEC) decidiu manter para 2021 uma mudança no Sisu que, no ano passado, ficou conhecida como #erronosisu. A alteração faz com que as notas de cortes fiquem artificialmente mais altas, o que, na prática, inutiliza o recurso que baliza a escolha dos candidatos. 

Ainda segundo Kim, é importante também conferir as listas de espera dos últimos dois anos e verificar quantos alunos foram chamados. A partir desse índice, é possível saber se a espera vale a pena.

— Por exemplo, se o trigésimo aluno do ano passado foi convocado para matrícula, e o estudante que está fazendo a escolha está próximo dessa posição, ele terá chances — diz.

Já Magalhães lembra que, para participar da lista de espera, o candidato deve manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma (veja abaixo), podendo escolher apenas uma das opções de vagas. Caso o candidato não manifeste interesse na lista de espera, ele será eliminado do processo.

Cronograma

Inscrições: de 6 a 9 de abril;

Resultado da chamada única: 13 de abril;

Matrícula ou registro acadêmico: de 14 a 19 de abril;

Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 13 a 19 de abril.

Fonte Extra

To Top