Economia

Yellen diz que mais trabalho é necessário para tratar fraquezas expostas pela pandemia

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse que uma rápida recuperação nos Estados Unidos impulsionará o crescimento global, mas é necessário mais trabalho para fortalecer os pontos fracos expostos pela crise da Covid-19 no setor financeiro não bancário, nas cadeias de abastecimento globais e na rede de segurança social.

Yellen disse nesta terça-feira aos líderes do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial que o governo Biden decidiu “agir grande” na resposta à Covid-19 para evitar o impacto negativo de desemprego de longo prazo, acrescentando esperar que a economia dos EUA volte ao pleno emprego no próximo ano.

Falando durante as reuniões de primavera do FMI e do Banco Mundial, Yellen disse que a crise desferiu um grande golpe em todo o mundo e que é responsabilidade das economias avançadas garantir que anos de progresso na redução da pobreza não sejam revertidos pela crise.

“Vamos ter o cuidado de aprender a lição da crise financeira (global), que é: ‘Não retire o apoio muito rapidamente'”, disse Yellen. “E encorajamos todos os países desenvolvidos que têm a capacidade… a continuar a apoiar uma recuperação global em prol do crescimento de toda a economia global.”

Yellen disse esperar que as autoridades financeiras globais avancem na aprovação de uma nova alocação da reserva de emergência do FMI –os chamados Direitos Especiais de Saque– durante a reunião e considerou fundamental enfrentar as questões da dívida global exacerbadas pela crise.

A secretária do Tesouro dos EUA também destacou o compromisso do governo Biden de combater internamente a mudança climática e garantir a “transferência de recursos” necessária para permitir ações semelhantes nos países em desenvolvimento.

“Precisamos ter certeza de que ajudamos os países em desenvolvimento a cumprir suas metas climáticas junto com seus objetivos de desenvolvimento. E a disponibilidade de financiamento verde é fundamental para isso”, disse Yellen, observando que abordar a mudança climática também traria oportunidades de investimento para o setor privado.

Yellen avaliou ser fundamental garantir que o mundo esteja mais bem preparado para a próxima crise de saúde global, citando a necessidade de melhorar a resiliência das cadeias de abastecimento e redes de segurança social em todo o mundo.

Ela disse que a parte central do setor bancário ficou fortalecida após a crise financeira de 2008-2009, mas algumas áreas do setor financeiro não bancário “mostraram um tremendo estresse” durante a pandemia e exigem atenção.

(Reportagem de Andrea Shalal e David Lawder)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3519F-BASEIMAGE

To Top